UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Sociedade Brasileira de Imunologia promove campanha educativa sobre a Covid-19
12 / abr / 2020
Sociedade Brasileira de Imunologia promove campanha educativa sobre a Covid-19

Três professores da UFMG participam da iniciativa

Ana Caetano, professora da UFMG, participa da campanha. Imagem: reprodução

Alguns dos principais infectologistas do país reuniram-se em uma campanha para orientar a população sobre a pandemia do novo coronavírus e melhorar a saúde. A iniciativa, materializada em vídeo lançado pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), tem a participação de três professores do ICB: Ricardo Tostes Gazzineli, presidente da SBI e coordenador do Instituto Nacional de Vacinas (INCT-Vacinas), Gustavo Menezes, do Centro de Biologia Gastrointestinal, e Ana Caetano Faria, do Departamento de Bioquímica e Imunologia. Pesquisadores de outras universidades e institutos de pesquisa também se engajaram.

No vídeo, os especialistas orientam a população sobre cuidados para reduzir a transmissão do coronavírus e dicas para melhorar a saúde. Eles alertam para a velocidade e severidade da doença, que, em sua forma grave, também pode afetar jovens e adultos aparentemente saudáveis e fora do grupo de risco.

Também são oferecidas dicas para melhorar a saúde e o desempenho do sistema imune, como atividade física moderada e regular e práticas de relaxamento, alimentação natural e banho de sol – 15 minutos diários, até as 10 horas da manhã, ou à tarde, após as 16h.

Os pesquisadores reforçam a importância do isolamento social e da higienização frequente das mãos. Lembram que ainda não há medicamento específico nem vacina contra a Covid-19, o que leva à necessidade massiva de equipes de saúde e de um complexo aparato hospitalar para atender pacientes infectados.

A campanha também alerta que as pessoas que fazem uso de medicação regular, seguindo orientação de seus médicos, devem manter o tratamento e não devem jamais se automedicar.

Estocar ou consumir remédios que ainda estão sendo pesquisados para tratar a Covid-19, segundo os imunologistas, significa tirar a oportunidade de quem realmente precisa. A prática também pode expor o usuário a riscos de severos efeitos colaterais.

Assista ao vídeo:

[Publicado originalmente no Portal UFMG]