UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Setembro Amarelo: atividades no campus voltam atenção para importância de cuidar da saúde mental
12 / set / 2023
Setembro Amarelo: atividades no campus voltam atenção para importância de cuidar da saúde mental

Programação para a próxima semana prevê apresentação musical e roda de conversa

Ações serão realizadas no campus nos dias 21 e 22 de setembro
Foto: Divulgação

“Se precisar, peça ajuda”! Este é o tema do Setembro Amarelo em 2023. A campanha, criada em 2013 pela Associação Brasileira de Psiquiatria, tem como objetivo a valorização da vida e prevenção ao autoextermínio. O objetivo ao abordar o tema é conscientizar cada vez mais a população a respeito do assunto. No campus da UFMG em Montes Claros, a Comissão de Saúde Mental e Fundação Universitária Mendes Pimentel organizaram atividades a serem realizadas nos dias 21 e 22 de setembro.
Na quinta-feira, o ICAnto, coral formado por estudantes e servidores da Unidade Acadêmica, fará uma apresentação no Restaurante Universitário. Na sexta-feira, às 9:15 da manhã, será realizada uma roda de conversa conduzida pela médica da Casa de Saúde da UFMG, Graziela Morais de Oliveira, e com participação da Coordenadoria de Saúde Mental do município de Montes Claros. O encontro será na sala 32 do CAAD e é aberto a toda a comunidade.

Sobre o Setembro Amarelo
A campanha internacional do setembro Amarelo entrou para o calendário nacional em 2013, quando Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, deu notoriedade ao tema. Desde 2014, a ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina divulgam a campanha em todo o Brasil. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)