UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Setembro Amarelo
09 / set / 2022
Setembro Amarelo

ICA tem programação com informações sobre saúde mental e valorização da vida

Comissão de Saúde Mental do ICA organizou programação com ações e palestras acerca da saúde mental. (Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Devido à data, em 2014, a Sociedade Brasileira de Psiquiatria elegeu o mês  como marco para campanhas de prevenção do suicídio, ganhando o nome de Setembro Amarelo. Várias campanhas são realizadas por diversos órgãos para conscientização da importância de cuidar da saúde mental e valorização da vida.

Adesivos colados nas divisórias das mesas do restaurante universitário. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

A Comissão de Saúde Mental do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG preparou uma programação voltada para a reflexão. No restaurante universitário, uma ação foi montada em parceria com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP). Mensagens motivacionais foram colocadas nas divisórias das mesas juntamente com adesivos da campanha com o tema “Saúde Mental Importa”.

Mensagens motivacionais foram colocadas nas divisórias das mesas. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Este mês, serão realizadas duas palestras. Na terça-feira, dia 13, a psiquiatra Ludmilla Souto Viana ministrará uma palestra on-line com o tema “Cada Vida Importa”. O evento será às 19h, via Zoom. Para acessar, basta clicar neste link.

Duas palestras sobre saúde mental serão realizadas durante o Setembro Amarelo. (Foto: Divulgação)

No dia 19, será realizada uma palestra presencial na sala 32 do CAAD. O professor Cledinaldo Aparecido Silva irá abordar a temática “Saúde Mental na Universidade: Refletindo os Afetos”.

Comissão de Saúde Mental

A Comissão de Saúde Mental do ICA foi criada em 2017 e é responsável pelo acolhimento de pessoas que estão em sofrimento e precisam de atendimento. A comissão é composta pela Casa da Saúde, que conta com dois médicos e uma enfermeira, dois psicólogos que atuam no campus, assistentes sociais e representantes dos docentes e dos discentes. O paciente pode procurar o serviço por conta própria ou pode ser encaminhado por algum colega. Existe um grupo especializado em fazer uma escuta mais ativa e encaminhar para um acompanhamento mais sistemático, dentro da rede SUS. Mais informações sobre os atendimentos podem ser obtidas pelo e-mail: icasaudemental@gmail.com .

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)