UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Seminário Regional de Frutos do Cerrado: prorrogadas inscrições para a Mostra Científica
13 / abr / 2023
Seminário Regional de Frutos do Cerrado: prorrogadas inscrições para a Mostra Científica

Interessados(as) podem inscrever trabalhos até a próxima segunda-feira

Mesa redonda realizada dentro do Seminário de Frutos do Cerrado em 2022.
(Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Foram prorrogadas, para até o dia 17 de abril, as inscrições para III Mostra Científica CODANORTE. A Mostra tem por objeto fomentar a iniciação científica e vai abranger temáticas ligadas ao bioma Cerrado que se comprometem com a sustentabilidade e com o desenvolvimento regional.
Os interessados podem se inscrever na Mostra Científica via formulário on-line .
O evento busca promover a socialização do conhecimento aos alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e extensionistas acadêmicos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, sendo destinado a discentes e docentes de graduação e pós-graduação, pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e profissionais afins, que estejam desenvolvendo pesquisas em âmbito local, regional ou nacional com ou sem financiamento.
A III Mostra Científica CODANORTE será realizada no dia 25 de abril de 2023, das 14h às 18h horas, no ICA.
Para mais informações, acesse o edital.

Acesse a retificação do edital aqui.

Sobre o Seminário Regional de Frutos do Cerrado

O Seminário Regional Frutos do Cerrado – Agroextrativismo Sustentável, será realizado entre os dias 25 e 26 de abril no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG campus Montes Claros, a partir das 8h.Serão dois dias de muito conhecimento e discussão sobre os desafios e as possibilidades da sustentabilidade na ação agroextrativista, com um olhar voltado para o desenvolvimento regional consciente. A programação é aberta a toda a comunidade, conta com Workshop, Palestras, Mesa redonda e Painéis expositores, degustação com as delícias do Cerrado Mineiro, depoimentos e casos de sucesso, além de Feira de empreendimentos, Mostra científica e Oficina temática.
A expectativa é que cerca de 400 pessoas participem das atividades entre agroextrativistas, extensionistas, pesquisadores, acadêmicos, professores, profissionais das áreas afins, além de comerciantes dos empreendimentos dos frutos do cerrado.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente preenchendo um  formulário online.
O evento contará com diversas atividades relacionadas ao tema, incluindo uma mesa redonda sobre o Programa Mineiro de Incentivo ao Cultivo, extração, consumo, comercialização e transformação do pequi e outros frutos nativos da região. Também haverá palestras sobre a economia verde para o cerrado, relevantes informações sobre a cadeia produtiva dos frutos do cerrado num panorama atual na região norte mineira, além da luta contra insetos praga em pequizeiro e umbuzeiro.
Para os participantes, ainda terá a degustação gratuita de delícias do Cerrado Mineiro.
No segundo dia, será realizada a reunião ordinária do Conselho Pró-Pequi, uma instância de participação social criada pelo governo de Minas Gerais para promover o desenvolvimento sustentável do Cerrado Mineiro. Terá, ainda, uma exposição de cooperativas convidadas com stands para degustação, além da apresentação e comercialização de produtos e marcas.

O seminário conta com a parceria do Instituto de Ciências Agrárias – ICA/UFMG; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA; Núcleo Gestor da Cadeia Produtiva do Pequi e outros Frutos do Cerrado – NÚCLEO DO PEQUI; Instituto de Ciências Agrárias – ICA/UFMG; Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG; Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/MG; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG; Consultoria em Engenharia de Alimentos – QUALIFIK.

(Fonte: CODANORTE)