UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Semana do Conhecimento inicia na segunda-feira no ICA         
04 / out / 2018
Semana do Conhecimento inicia na segunda-feira no ICA         

“Saberes e práticas para reduzir desigualdades” é o tema que norteia os trabalhos deste ano

Saberes e práticas para reduzir desigualdades: ilustração da Semana do Conhecimento 2018.

Na próxima segunda-feira, dia 8 de outubro, inicia a programação local da 27ª Semana do Conhecimento da UFMG. No Instituto de Ciências Agrárias (ICA), serão apresentados 315 trabalhos de pesquisa, extensão e ensino. Os projetos que serão apresentados têm foco na temática central do evento, “Saberes e práticas para reduzir desigualdades”.

Serão apresentados 19 trabalhos do 8º Seminário de Iniciação Científica Júnior, por alunos do Ensino Médio; 199 trabalhos da 27ª Semana de Iniciação Científica, de alunos da graduação; 62 projetos de Extensão; E cerca de 35 trabalhos do Programa de Monitoria da Graduação (as inscrições terminam meia noite de sexta, dia 5). Os trabalhos com as melhores avaliações seguem para Belo Horizonte, para apresentação no campus Pampulha.

A exposição acontece no Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD), no campus do ICA e é aberta ao público. A exposição e avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica acontecem na segunda e terça, dias 8 e 9, das 8hs às 11h e das 14h às 17h. Os 19 trabalhos com a melhor avaliação serão premiados com Relevância Acadêmica e realizarão uma apresentação oral na segunda-feira, dia 15, das 14h às 18h no auditório do Bloco C.

Na quarta-feira, dia 10, serão apresentados os trabalhos de Extensão e do Programa de Monitoria da Graduação, de 8h às 11h e de 14h às 17h. Os trabalhos premiados com Relevância Acadêmica serão expostos no auditório do Bloco C, na manhã de terça, dia 16.

Programação

Além da exposição dos trabalhos, neste ano, o ICA oferece uma programação local da Semana do Conhecimento, que conta com palestras, oficina, minicursos e workshop. As inscrições de participantes vão até 14 de outubro. A participação é gratuita e aberta ao público para a programação realizada no auditório. Para a comunidade acadêmica da UFMG, a inscrição deve ser realizada online, as atividades acontecem entre 8 e 18 de outubro. O público externo à UFMG poderá realizar a inscrição no local.

A Professora Flávia Maria Galizoni, que é coordenadora do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território no ICA, faz a abertura do evento, no dia 15 às 9h30, no auditório do Bloco C, com a palestra “Saberes e práticas para reduzir desigualdades”. Flávia é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Durante sua trajetória, se dedicou ao estudo sobre populações tradicionais, agricultura familiar, semiárido, gestão de bens e recursos comuns, entre outros temas.

Na noite do mesmo dia, o professor Antonio Alvimar Souza, docente e vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ministra a palestra “Ciência como enfrentamento das desigualdades”, a partir das 19h.

Entre os minicursos oferecidos, estão: Elaboração de gráficos no ms-excel; A construção das cônicas usando régua, Compasso e o Geogebra; Marketing pessoal; e Comunicações internacionais em inglês para todos os níveis e áreas. Também serão oferecidas a oficina “Redação científica: por que escrevemos tão mal?” e a palestra “Oratória: a arte da comunicação e apresentação”.

Veja a programação completa do Instituto de Ciências Agrárias.