UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Saúde mental é democracia
16 / maio / 2023
Saúde mental é democracia

Yogaterapia e roda de conversa marcam programação da Semana de Saúde Mental no ICA

Evento será realizado no dia 26 de maio, no CAAD.
Arte: divulgação

 

No dia 26 de maio, serão realizadas no CAAD, as atividades da XI Semana de Saúde Mental da UFMG. A programação, que será realizada de 16 a 19 de maio nos campi Pampulha e Saúde, terá ações na semana seguinte no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros. O evento é um convite à reflexão sobre “a transversalidade do tema”, como se explica no seu site, bem como sobre “a importância de promovermos a agenda de luta e defesa da saúde mental em uma perspectiva de fortalecimento dos direitos humanos”. Neste ano, o enfoque recai sobre as relações entre saúde mental e democracia, tema que atravessa toda a programação, composta de atividades propostas pela própria comunidade da UFMG.

“Essa é uma relação que diz de muitas coisas. Antes de mais nada, diz que a saúde mental está no âmbito dos direitos; que, para pensar políticas de saúde mental, é importante haver processos participativos e democráticos; que, para que a saúde mental possa acontecer, é importante que seus processos se deem dentro de um marco de liberdade e de autonomia dos sujeitos”, explica a professora Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão da UFMG. “Diz, sobretudo, que a saúde mental, em termos de política pública, precisa do SUS (Sistema Único de Saúde) e de um SUS que seja forte; diz que ela precisa se articular com outras políticas públicas da democracia, como as dos Direitos Humanos.”

Programação

No Instituto de Ciências Agrárias serão realizadas duas atividades no dia 26 de maio. Com o objetivo de propiciar harmonia do corpo e mente, relaxamento e consequentemente bem-estar, às 9h da manhã, será realizada a Yogaterpia. Em seguida, também no CAAD, a professora Teresa Kurimoto coordena a roda de conversa “Saúde Mental, Democracia e Universidade”.

Confira a programação completa aqui.

Por uma sociedade sem manicômios

Promovida desde 2013, a Semana de Saúde Mental e Inclusão Social é um evento organizado pela Rede de Saúde Mental da UFMG, ligada à Universidade dos Direitos Humanos (UDH) da Pró-reitoria de Extensão. A Semana é realizada em parceria com a Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG e conta com a participação e colaboração de movimentos sociais e usuários dos serviços públicos de saúde mental de Belo Horizonte e do estado.

De forma interdisciplinar, o evento aborda a temática da saúde mental com foco na reforma psiquiátrica e no Sistema Único de Saúde (SUS). Seu objetivo é promover troca de informações entre as estruturas envolvidas na oferta de serviços e na execução da política de saúde mental, incentivando o diálogo sobre o tema entre as comunidades interna e externa à UFMG.

(Ewerton Martins Ribeiro/Ana Cláudia Mendes)