UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Rede de Museus da UFMG tem nova coordenação
09 / jul / 2021
Rede de Museus da UFMG tem nova coordenação

Professoras Maria Inês Barreiros Senna e Rúbia Santos Fonseca cumprirão mandato de dois anos

A professora Rúbia Fonseca foi eleita como vice-coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. Foto: Amanda Lelis/UFMG

As professoras Maria Inês Barreiros Senna, da Faculdade de Odontologia, e Rúbia Santos Fonseca, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), são as novas coordenadora e vice-coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG.

As docentes foram eleitas pelo Conselho de Coordenadores dos espaços que integram a rede. A escolha ocorreu no mês passado, quando terminou o mandato da ex-coordenadora, Letícia Julião, professora da Escola de Ciência da Informação (ECI), e da vice, Meily Linhales, docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

O plano de trabalho das novas gestoras baseia-se no documento Diretrizes de uma política para a rede de museus e espaços de ciências e cultura da UFMG, que foi elaborado na gestão anterior e apresentado na cerimônia de comemoração dos 20 anos da Rede de Museus, realizada em maio.

Inês Barreiros Senna, que cumprirá mandato de dois anos, afirma que as propostas também incluem o fortalecimento das dimensões institucionais e de planejamento e gestão estratégica: “Vamos trabalhar para aprimorar as ações já em andamento e fortalecer o processo de institucionalização dos espaços vinculados à Rede de Museus”.

Formação e diversidade
A nova gestora também destaca que “será preciso consolidar a Rede de Museus como espaço formativo colaborativo, para que as ações de ensino, pesquisa e extensão possam ocorrer de forma mais integrada e articulada e contribuir para produção e divulgação de conhecimento”.

Segundo Rúbia Santos Fonseca, estão previstas ações de apoio à popularização da diversidade de ações desenvolvidas nos acervos. “É da natureza da Rede de Museus colocar espaços de origens diferentes para conversarem. Embora apresentem realidades e áreas diferentes, o contexto de conservação e de produção de conhecimento é didático para a recepção de estudantes e visitantes e a promoção de discussões e aprendizados”, diz a vice-coordenadora eleita.

A Rede de Museus da UFMG reúne 24 museus, centros de memória, acervos, centros de referência e outros ambientes destinados a incentivar a produção e a divulgação do conhecimento da Universidade para o público em geral.

Durante a pandemia de covid-19, as visitas e atividades vêm sendo realizadas remotamente por meio das plataformas e redes sociais.

Sobre as novas gestoras
Maria Inês Barreiros Senna é professora associada do Departamento de Clínica, Patologia e Cirurgia Odontológica. Ela coordena o Centro de Extensão (Cenex), o Centro de Memória e o Colegiado de Graduação da Faculdade de Odontologia.

Rúbia Fonseca é bióloga, professora adjunta de Dendrologia e Sistemática Vegetal do ICA e curadora do Herbário Norte Mineiro, que promove a catalogação e divulgação da diversidade vegetal do da região Norte de Minas Gerais.

A nova gestão tem o suporte dos servidores técnico-administrativos da Rede de Museus da UFMG, Patrícia Cristiane de Oliveira e Marcus Marciano Gonçalves da Silveira.

Atualizações sobre a Rede podem ser acompanhadas no site institucional e no Facebook.