UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Projeto “Sendas” seleciona bolsista
06 / jul / 2023
Projeto “Sendas” seleciona bolsista

Projeto atua na criação de estratégias de conservação e restauração de áreas degradadas de Parque Estadual Caminho dos Gerais

Parque Estadual Caminho dos Gerais. Foto: Maria Auxiliadora Pereira/UFMG

Estão abertas até o próximo sábado, dia 08 de julho, as inscrições para seleção de um bolsista para o projeto de pesquisa Sendas. É oferecida uma bolsa com vigência de agosto de 2023 a maio de 2024.

Inscrições

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar juntamente com a documentação prevista no edital para o e-mail da coordenadora do projeto, professora Maria Auxiliadora Pereira Figueiredo: doraengflor@gmail.com. A documentação deve ser enviada até as 17h do dia oito de julho.

Requisitos

Para se inscrever é preciso estar matriculado no curso de Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental ou Agronomia da UFMG; estar cursando o quarto período ou período superior; não possuir qualquer outro tipo de bolsa, exceto FUMP; ter aptidão para realizar trabalhos em grupo, pois trabalhará com os demais bolsistas e voluntários do projeto; possuir afinidade em trabalhar em Unidades de Conservação; facilidade de falar em público e disponibilidade para viajar para comunidades rurais durante a semana e aos finais de semana, além de habilidade para a produção de resumos, vídeos, folhetos e cartilhas ou interesse em desenvolvê-la.

Seleção

A seleção será realizada no 12 de julho e terá duas etapas. A primeira, consiste em realização de entrevista (30%), na Plataforma Meet ou Teams (link será divulgado até o dia 11/07/23). A segunda etapa é a avaliação do currículo, com peso de 70%.

Atribuições dos bolsistas

Os selecionados deverão:
A) Participar da elaboração e execução das ações de pesquisa e extensão no âmbito do Projeto SENDAS.
B) Participar das atividades da Semana de Iniciação Científica, devendo apresentar trabalho como autor ou coautor.
C) Participar de outros eventos de cunho científico, em consonância com a coordenadora do projeto.
D) Participar de reuniões mensais com a Coordenação do Projeto e demais participantes e colaboradores
E) Apoio durante os eventos no ICA e fora do Campus.
F) Elaborar os relatórios de atividades dentro dos prazos solicitados.

Sobre o Projeto Sendas
O projeto Sendas foi aprovado em chamada do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), em 2020, e é executado em parceria pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e pelo Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. A equipe é formada por professores das duas universidades e estudantes da graduação, engajados em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A implantação do eucalipto no norte de Minas Gerais nas décadas de 1960 e 1980, realizada sem o manejo correto do solo, trouxe danos ambientais significativos para áreas de caatinga e cerrado. O ressecamento de áreas de nascentes d’água foi um dos motivos que levaram à criação, em 2007, do Parque Estadual Caminho dos Gerais, inserido nos municípios de Mamonas, Monte Azul, Gameleiras e Espinosa. O projeto iniciado no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG propõe a implantação de estratégias de conservação, restauração e manejo em áreas degradadas do parque. Entre as atividades realizadas, estão ações com as comunidades do entorno do parque, com o compartilhamento de metodologias de restauração de área degradada, além de monitoramento da flora, fauna e solo por meio de pesquisas científicas.

Acesse o edital e ficha de inscrição aqui.