UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Projeto de extensão oferece capacitação para atuação na área de serviços gerais
13 / jun / 2022
Projeto de extensão oferece capacitação para atuação na área de serviços gerais

Participantes aprenderam desde regras de etiqueta a cuidados na limpeza e higienização de ambientes

 

Projeto de extensão ofereceu aulas a 11 assistidos de seis bairros de Montes Claros. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Na busca por oportunidades no mercado de trabalho, sai na frente quem estiver mais qualificado. Mas nem sempre o acesso a esta qualificação é possível. Para auxiliar quem encontra dificuldades neste quesito, o projeto de extensão “Responsabilidade Social, Promoção de Vida e Formação Cidadã – Juntando Forças” realizou um curso de capacitação para quem tem interesse em atuar na área de serviços gerais. “Neste primeiro momento, estamos capacitando pessoas para trabalhos em residências, prédios e empresas. Trata-se de um grupo de 11 participantes vindos de seis bairros de Montes Claros. Estes bairros têm famílias atendidas por este projeto e outras ações. Eles estão aprendendo sobre limpeza de ambientes, preparo de alimentos, normas de etiqueta – como colocar a mesa, recursos humanos, como se prepararem para entrevistas e direitos trabalhistas. Ao final, estas pessoas serão certificadas e farão parte de um banco de currículos para a gente disponibilizar para o mercado de trabalho em Montes Claros”, explica a professora e coordenadora do projeto, Anna Christina de Almeida.

União de esforços

Entre as aulas, os alunos aprenderam como fazer um currículo e a se prepararem para uma entrevista de emprego. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

O trabalho é realizado em parceria com a Pastoral Social da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Todos os Santos e um grupo de empresas encabeçado pela Polígono Veículos. A triagem dos participantes do projeto foi feita pela Pastoral Social. Já a empresa, contribui com recursos para transporte e alimentação dos alunos. As aulas são realizadas em módulos distribuídos ao longo de semanas. As atividades são realizadas nas empresas que aderiram à iniciativa e também no campus do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Em sala de aula, eles aprenderam como preparar um currículo, como se apresentar em uma entrevista de emprego e também como crescer dentro da carreira.
No laboratório de Química, o grupo viu na prática os cuidados a serem tomados na limpeza e higienização de ambientes e os riscos de misturar produtos. “O objetivo é entender como a Química pode auxiliar na limpeza, em especial não misturar esses produtos de limpeza. Não é interessante fazer isso porque nestas substâncias você tem um princípio ativo. E esse princípio ativo foi elaborado para agir sozinho. Você não vai potencializar, ao contrário, pode-se atrapalhar o processo de limpeza e ainda causar irritação nos olhos, alergias”, afirma o professor e coordenador do projeto Charles Martins de Aguilar.

No laboratório de Química, o professor Charles Martins de Aguilar ensinou o uso adequado de produtos de limpeza. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Esperança
Cleidir de Oliveira, mora na Vila Atlântida e foi selecionada para o curso. Para ela, o conhecimento adquirido é de um valor imensurável. “Aprimoramento e conhecimento sempre abrem oportunidades para a vida. Estou bastante animada”, conta a aluna.
Também moradora da Vila Atlântida, Cleide Rodrigues aproveitou cada segundo das aulas. “Quando eu era jovem não tinha essa oportunidade. Então, eu estou muito animada. Está sendo muito proveitoso. A gente entende coisa que a gente não faz ideia. Coisa simples que a gente não aplica no dia a dia. A gente aprendeu nutrição, recursos humanos, etiqueta, como tratar o colega, como trabalhar em equipe, isso está sendo maravilhoso”, diz a participante.

Cleidir e Cleide moram na Vila Atlântida e viram no curso uma oportunidade para um novo emprego. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

O curso é apenas uma das atividades desenvolvidas pelo projeto “Responsabilidade Social, Promoção da Vida e Formação Cidadã – Juntando Forças”. A expectativa é de que futuramente outras edições venham a acontecer. “Pensa-se que a parceria agora tende a crescer. Acredito que este seja o primeiro de muitos”, pontua o professor Charles.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)