UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Startup do ICA é vencedora de programa de aceleração de negócios
07 / dez / 2018
Startup do ICA é vencedora de programa de aceleração de negócios

A startup vencedora propõe uma plataforma para facilitar processamento de resíduos sólidos orgânicos

Equipes Organo Cycle e LipStart e professor Junio Cota no evento. Foto: Junio Cota/UFMG

Uma startup criada por alunos da graduação do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) venceu uma competição de empreendedorismo, encerrada em evento realizado nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro, em Montes Claros. A Organo Cycle ficou em primeiro lugar, entre as seis equipes participantes. Além desta startup formada por alunos da UFMG, também foi até a etapa final a Lip Start, composta por estudantes de diferentes cursos do campus.

Os estudantes das duas equipes participaram do programa de pré-aceleração de ideias de negócios da Escola do Sebrae, nomeado “AGITA Norte de Minas”. Em agosto, as duas equipes concorreram com outras 50 iniciativas e foram selecionados para uma das dez vagas do programa. Depois de três meses de mentoria, apenas seis equipes foram selecionadas para a etapa final.

Nesta segunda, os times finalistas apresentaram as propostas de negócios e foram avaliados por uma banca de jurados. A Lip Start é uma plataforma com o objetivo de aproximar alunos e empresas antes que os alunos concluam a faculdade ou curso técnico, promovendo a aplicação do conhecimento teórico na prática através de soluções apresentadas para os desafios propostos pelas empresas. Participam da LipStart os estudantes Reivson Soares, Elves Mozzoni e Angelo Gonçalves, Hebert Ivo Coutinho do curso de Administração e Silvia Santana do curso de Agronomia.

Integrantes da LipStart, uma das finalistas da competição. Foto: Junio Cota/UFMG

Já a Organo Cycle, startup vencedora da competição, tem o propósito de facilitar o processamento de resíduos sólidos orgânicos, unindo empresas que geram resíduos a produtores de fertilizantes, no campo e até mesmo nas cidades. O projeto pretende desenvolver uma plataforma para controle de processos de obtenção de fertilizante orgânicos.

Foram idealizadores do projeto vencedor Afrânio Adailton Araújo e Maria Gabriela Alves, ambos estudantes do curso de agronomia. “Utilizando a internet das coisas, os produtores associados à Organo Clycle poderão acompanhar os indicadores de produção pelo aplicativo, que irá direcionar e recomendar o manejo adequado para produção, permitindo que até mesmo produtores inexperientes realizem o processo com eficiência e economia”, explicou Afrânio.

Afrânio Araújo e Maria Gabriela Alves, da Organo Clycle, primeiro lugar na competição.
Foto: Junio Cota/UFMG

Empreendedorismo Universitário

Os alunos fazem parte do Núcleo de Empreendedorismo Universitário do ICA, lançado neste ano. O Núcleo é registrado como um Programa de Extensão da Universidade. O professor Junio Cota, coordenador do Núcleo, comenta que a iniciativa veio consolidar o trabalho desenvolvido com alunos de vários cursos há três anos, de estímulo ao envolvimento em ações e programas de empreendedorismo e inovação.

“A inovação e o empreendedorismo estão no DNA da UFMG. E aqui no ICA não poderia ser diferente. Com um mercado cada vez mais competitivo, muitos podem criar suas oportunidades de emprego empreendendo e inovando. A formação empreendedora é muito importante para a trajetória acadêmica, profissional e pessoal dos alunos”, disse o professor.

Afrânio relata que participar desta iniciativa contribui para sua formação. “Acredito que hoje a formação de qualquer estudante deve ser diversa e multidisciplinar e que devemos estar sempre voltados para resolver os problemas da sociedade, então nesse sentido o projeto está contribui para que eu possa ser um profissional melhor, capaz de aceitar desafios, além de ser a oportunidade de botar em prática o conhecimento adquirido na universidade para tentar amenizar um problema real”, contou.