UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Programa Integração Docente lança ação para apoiar estudantes no ensino remoto
23 / nov / 2020
Programa Integração Docente lança ação para apoiar estudantes no ensino remoto

Primeira atividade do projeto ‘Diálogo com estudantes’ será realizada em Montes Claros

Ensino remoto motivou o desenvolvimento de novas formas de interação professor-aluno. Imagem: Lucas Braga | UFMG

O ensino remoto emergencial, adotado durante a pandemia de covid-19, forçou os estudantes de graduação da UFMG a desenvolverem novas formas de estudar em situações nem sempre favoráveis. Para oferecer suporte ao corpo discente, o Programa Integração Docente acaba de lançar o projeto Diálogos com estudantes.

A primeira ação da iniciativa será um evento para a comunidade estudantil do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, no período de 30 de novembro a 3 de dezembro. A programação, virtual, terá rodas de conversa, murais de experiência e oficinas. As informações e formulários de inscrição (que estarão disponíveis de 23 a 30 de novembro, ou até as vagas esgotarem) podem ser acessados neste link, clicando no nome das atividades.

“Na perspectiva de que o educando aprende com o educador e o educador aprende com o educando, entendemos que a UFMG precisa criar ambientes para promover o acolhimento, a escuta e o diálogo entre todos e todas da comunidade acadêmica, especialmente neste momento. Essa ação contribui não apenas para incluir e criar condições para permanência, mas para emancipar e mover as pessoas em favor de uma educação inclusiva e de qualidade, fortalecendo nossa identidade e o vínculo com a UFMG”, analisa o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira.

O projeto prevê ainda a divulgação de dicas sobre temas diversos por meio de cartões publicados em canais de comunicação. Mais informações podem ser obtidas no site do Programa e pelo e-mail integracaodocente@ufmg.br.

O programa
As ações do Programa Integração Docente têm-se desenrolado em etapas: começaram com o planejamento do retorno às aulas por meio do ensino remoto emergencial, prosseguiram com relatos e discussões sobre experiências nesse formato e alcançam agora o os processos de monitoramento. O programa promove fóruns, webinários, minicursos e oficinas.