UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Programa de Extensão do ICA realiza dia de Campo sobre Bovinocultura na Expomontes
27 / jun / 2022
Programa de Extensão do ICA realiza dia de Campo sobre Bovinocultura na Expomontes

Inscrições para o evento, realizado no dia 05 de julho, estão abertas

Dia de campo sobre Bovinocultura é uma realização do programa de extensão Pecuária do Sertão, do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. (Foto Lucas Braga/UFMG)

A pecuária de corte e de leite é a base da economia rural em muitos municípios do Norte de Minas. No entanto, a baixa eficiência reprodutiva e produtiva das vacas com cria ao pé, com elevação da idade ao primeiro parto traz limitações produtivas e econômicas a muitos criadores. Fatores que dificultam a melhoria genética dos animais, resultando em baixa qualidade do leite e dos bezerros produzidos.
Com o objetivo de levar tecnologia de produção para os criadores, o programa de extensão Pecuária Do Sertão, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, realizará um dia de campo durante a 48ª Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes). O evento será na terça-feira (dia 05 de julho). Podem participar produtores rurais, trabalhadores rurais, estudantes e profissionais das áreas de ciências Agrárias. Como as vagas são limitadas, é preciso fazer inscrição por meio de um formulário online.
Os participantes irão aprender como usar novas técnicas de produção e como gerenciar o melhoramento genético, sanitário e nutricional dos animais, contribuindo para aumentar a produtividade das propriedades. Na programação, está prevista uma palestra às 13h, com o tema “Estratégicas de suplementação a pasto para bovinos no Norte de Minas Gerais”. Em seguida, o público será dividido em grupos com até 30 integrantes, que visitarão estações durante 30 minutos.
Os temas serão apresentados pelos instrutores durante 20 minutos. No tempo restante, os participantes poderão apresentar questionamentos e discussões sobre os conteúdos abordados.
As estações serão divididas da seguinte forma:
Estação 1 -Alternativas para redução de custos com alimentação de bovinos no Norte de Minas Gerais.
Estação 2 – Manejo Reprodutivo: uso de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).
Estação 3 –  Produção de mini silagens de forrageiras.
Estação 4 – Cuidados com bezerros recém nascidos.
Estação 5 – Escolha de touros e critérios para acasalamentos.

Inscrições para o dia de campo devem ser feitas por meio de formulário on-line. (Arte: Divulgação)

O evento é gratuito com certificação on-line. O dia de campo é uma realização do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em parceria com a Emater, Associação Norte Mineiras de Médicos Veterinários e Zootenistas e Sociedade Rural de Montes Claros. Conta ainda com o apoio de Sindicato Rural de Montes Claros, Centro de Extensão (Cenex) do ICA, Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais e empresas da iniciativa privada.

Os interessados podem buscar mais informações sobre o evento no Cenex pelo telefone, (38) 2101-7745 ou pelo e-mail, cenex@ica.ufmg.br.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)