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08 / jul / 2021
Pesquisa da FaE apresenta dados sobre os desafios do ensino remoto para alunos com deficiência

Resultados preliminares indicam perda de autonomia dos estudantes

Embora o fechamento das escolas em todo o mundo em decorrência da pandemia da covid-19 tenha afetado integralmente todos os públicos, os alunos com deficiência, por sua condição de vulnerabilidade, enfrentam maiores desafios. Grande parte dos estudantes com deficiência possui características específicas de aprendizagem, com necessidades de suporte de tecnologia ou de acompanhamento de mediadores. Para compreender como a situação atual tem interferido no processo educativo dessa parcela da população, o Grupo de Pesquisa Infinito da FaE UFMG realizou uma pesquisa com familiares em todo o país para conhecer os diferentes perfis e identificar os principais desafios da educação dos estudantes com deficiência.

O estudo, realizado por meio de um questionário on-line autoaplicado em 2020, colheu 1.043 amostras para análise, que buscou avaliar questões como perfil dos estudantes, atividades escolares realizadas e habilidades ou comportamento dos alunos frente a elas. Dentre a amostra, a maioria dos respondentes são do estado de Minas Gerais, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Além disso, 73,7% dos questionários foram respondidos por mães, que são as principais responsáveis pelo cuidado e educação dos filhos e filhas com deficiência.

De acordo com a professora Adriana Borges, que é líder do Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão (LaPPEEI UFMG) e coordenadora da pesquisa, é possível afirmar que muitos alunas e alunos com deficiência não tiveram garantidos os direitos à educação. A pesquisa indica que a falta de planejamento específico de aulas direcionadas a esses alunos comprometeu sua autonomia e os impediu de acompanhar as atividades sem ajuda. Os resultados preliminares do levantamento são apresentados agora sob a forma de um relatório, que visa contribuir para a elaboração de estratégias educacionais adequadas e promoção do direito à educação. O material está disponível na internet.

Equipe: Vitória Fonseca (produção); Otávio Zonatto (edição de imagens); Marcos Bispo (videografismo); Renata Valentim (edição de conteúdo)