UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » O uso de mídias sociais por bibliotecas é tema de Encontro de Bibliotecários
13 / mar / 2018
O uso de mídias sociais por bibliotecas é tema de Encontro de Bibliotecários

O evento será realizado pelo campus da UFMG em Montes Claros na próxima sexta, dia 16, e é aberto para a comunidade

O evento reúne profissionais e estudantes de biblioteconomia do Norte de Minas. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Na semana em que se comemora o dia do Bibliotecário, a Biblioteca Universitária José Carlos Valle de Lima, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), promove uma programação especial para os profissionais e estudantes da área. Com o tema “Bibliotecas & Mídias Sociais”, o campus regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros realiza o IV Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas na próxima sexta-feira, dia 16. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 e são abertas a qualquer interessado.

A programação pode ser conferida no site do ICA e as inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário online. Serão duas palestras, um case com a apresentação de uma iniciativa, além do lançamento de um livro. “A ideia em 2014, na primeira edição, foi de fazer um evento para congregar os bibliotecários que estão no Norte de Minas e regiões vizinhas. É uma forma de unirmos a classe, de congregar os profissionais que estão numa região desfavorável em questão de atualização de conhecimentos para esta área de atuação”, comentou Josiel Machado Santos, bibliotecário do ICA e Coordenador-geral do evento.

Embora seja um evento voltado para bibliotecários e estudantes de biblioteconomia, Josiel explica que as inscrições estarão abertas para todos os interessados e contempla palestras de temas que podem ser aplicados em diferentes áreas de atuação. O evento está registrado no Sistema de Extensão da UFMG e haverá emissão de certificados para os participantes.

O tema deste ano foi escolhido de forma a capacitar profissionais da região para a utilização de mídias sociais a favor do trabalho das bibliotecas. “Embora esta não seja uma temática nova, para as bibliotecas é um trabalho incipiente, com muito mais erros do que acertos”, explicou Josiel.

O bibliotecário afirma que a programação pretende propor técnicas simples e eficazes para ampliar o alcance das bibliotecas da região. “Acredito que, hoje, você conquista o público primeiramente pelas mídias sociais e, se ele acha interessante, vem no espaço físico. As mídias sociais são mais um meio de divulgação, mas que precisa de uma política específica. Não adianta criar uma página sem conteúdo de relevância para aquele público que você quer atingir. É um canal pra gente mostrar os resultados do que está sendo feito”, comentou Josiel.

Programação

São duas palestras, a primeira será entre 9h45 e 10h30 e vai abordar o uso das mídias sociais por instituições de Ensino Superior, que vai ser ministrada por Fábia Magali Santos Vieira, que é professora na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e especialista em tecnologias educacionais. A outra palestra, entre 13h20 e 14h20, com o tema “Bibliotecas nas mídias sociais: erros, acertos e perspectivas” será ministrada por Jorge Moisés Kroll do Prado, que é coordenador da Rede de Bibliotecas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Santa Catarina.

Às 11h50, representantes do Conselho Federal de Biblioteconomia e do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª região, que compreende Minas Gerais e Espírito Santo, vão apresentar ações realizadas pelos conselhos. De acordo com Josiel, serão expostas “a questão de fiscalização, a questão do trabalho das comissões, o que está sendo feito em prol da classe. E integrando com o que eles têm feito nas mídias sociais”.

Lançamento de livro

Josiel Machado Santos vai lançar livro sobre bibliotecário de referência e novas tecnologias. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Às 15h, será lançado o livro “O bibliotecário de referência e as novas tecnologias: oportunidades e desafios”. A obra traz uma discussão sobre o papel do bibliotecário de referência frente à liberdade de acesso à informação possibilitada pelas tecnologias.

Josiel, que é o autor do livro, ressalta que os bibliotecários devem encarar as novas tecnologias da informação e da comunicação como aliadas do trabalho, num momento em que se discute a possibilidade de perda de espaço destes profissionais para plataformas de busca, por exemplo.  “Ao invés de uma ameaça, as tecnologias foram tomadas como aliadas para reforçar o papel que a gente tinha. É preciso alguém que filtre a informação. Nós somos disseminadores, orientadores, gestores, recuperadores da informação e temos um papel muito importante na construção de uma sociedade democrática e com acesso à informação”, completou o bibliotecário.