UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Novos alunos participam de Campus Tour e Palestras na recepção de calouros do ICA
29 / mar / 2023
Novos alunos participam de Campus Tour e Palestras na recepção de calouros do ICA

Acadêmicos conheceram melhor setores e cursos do campus Montes Claros

Calouros conheceram a estrutura da Fazenda Experimental durante passeio pelo campus. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Uma manhã dedicada a conhecer de perto o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. Assim foi o Campus Tour realizado na terça-feira, segundo dia da recepção de calouros do ICA. Os novos alunos foram divididos em três grupos que se revezaram entre as atividades. Os estudantes conheceram: Fazenda Experimental, Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias (CPCA), Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD), biblioteca, Fundação Mendes Pimentel (FUMP), bloco A, bloco C e bloco D.
Na Fazenda Experimental, foram apresentados alguns setores aos grupos como as áreas de bovinos e equinos. NO CPCA, os estudantes conheceram alguns dos laboratórios que irão usar durante a graduação. A estrutura surpreendeu muitos estudantes. “Eu me sinto muito feliz por estar em uma das melhores universidades do Brasil. As minhas expectativas foram superadas aqui. Ciências Agrárias é uma área em que a minha família já atua e eu estou começando agora. Estou muito feliz”, afirma a caloura de Engenharia Agrícola e Ambiental Amanda Gabriela Cardoso, que veio de Altamira, no Pará, para estudar no ICA.

Amanda Gabriela veio de Altamira (PA) para estudar no ICA e se surpreendeu com o campus. (Foto: Ingrid Stefany/UFMG)

Os benefícios oferecidos pela Fundação Mendes Pimentel (FUMP), foram mostrados na Moradia Universitária, que hoje oferece 108 vagas em Montes Claros e, em breve, deve aumentar a capacidade com a inauguração de mais um prédio. “A FUMP me surpreendeu. Eu não tinha ideia da Moradia Universitária, esses auxílios que são oferecidos. Eu sou de Belo Horizonte e descobri aqui essa possibilidade”, conta Joyce Câmara, caloura de Zootecnia.

A Moradia Universitária é um dos benefícios concedidos pela FUMP. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

A Assistência Estudantil da UFMG impressionou o também calouro de Zootecnia Thiago Alves da Silva. “O que vi aqui superou minhas expectativas. Achei incrível, até então eu não tinha conhecido uma instituição com este porte, que oferece tanto suporte para o aluno”.

Cursos e inclusão

O vice-diretor do ICA abriu o terceiro dia de recepção com uma reflexão acerca da jornada na graduação. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

No terceiro dia de recepção, foram realizadas palestras no auditório do bloco C. O vice-diretor do ICA, professor Alcinei Místico Azevedo, falou sobre o início da vida acadêmica, destacando também a importância de um bom relacionamento interpessoal ao longo da graduação. “São os laços de amizade, as conversas que vão fazer com que a gente tenha uma firmeza emocional para superarmos as dificuldades que surgem no caminho. O período de graduação é feito somente de alegrias? Não. Nada na vida é feito somente de felicidades, alegrias. Isso faz parte do processo”.
A programação seguiu com apresentação dos coordenadores de cursos, exibição de um vídeo com egressos do ICA que hoje atuam no mercado e/ou em pesquisas. A professora Cláudia Regina Vieira, falou sobre o PRO-ICA, o Programa de Inclusão, Convívio e Acolhimento voltado para pessoas com deficiência. O projeto foi criado em 2016 e hoje desenvolve atividades dentro e fora do ICA.
O calouro de Zootecnia, Bruno Sepúlveda, está em sua segunda graduação e se sente bastante otimista com a formação que terá no campus da UFMG em Montes Claros. “É uma experiência totalmente diferente, muito acolhedora. Além disso, a estrutura do campus me chamou a atenção. A fazenda, as pesquisas, a extensão. Estou ansioso para começar a atuar em alguma dessas áreas”, diz o estudante.
A recepção de calouros segue até o dia cinco de abril. A programação completa está disponível no site Viver UFMG.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)