UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Nota de pesar pelo falecimento do professor Fernando Amaral da Silveira
09 / ago / 2022
Nota de pesar pelo falecimento do professor Fernando Amaral da Silveira

O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, vem por meio desta lamentar e se solidarizar com a família do Professor Fernando Amaral da Silveira, pelo seu falecimento ocorrido neste domingo, 07 de agosto.
Neste momento de profunda tristeza e dor, os docentes, servidores técnicos e alunos da pós-graduação manifestam aos familiares e amigos, os mais sinceros votos de pesar e de solidariedade pela sua partida tão precoce.
O Professor Fernando Amaral será lembrado para sempre, pelo seu apoio e participação na construção e implantação do Curso de Mestrado em Agroecologia em nossa Unidade, bem como pela contribuição como docente. A sua partida nos deixou um legado de realizações no momento mais importante da construção da nossa pós-graduação e um exemplo para sempre de amizade, dedicação e altruísmo.
Que descanse em paz.
A todos, os nossos sentimentos.

Sobre Fernando Amaral da Silveira
O professor Fernando Amaral da Silveira era natural de Belo Horizonte. O docente tinha 62 anos. Aos 19 anos, mudou-se para Viçosa, onde se graduou em engenharia agrônoma na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1985. Concluiu mestrado em entomologia na mesma instituição, em 1988, e doutorado, na mesma área, na Universidade do Kansas, em 1995.
Em 1996, Silveira tornou-se professor da UFMG, onde lecionou por 26 anos. Era docente do Departamento de Zoologia e do Programa de Pós-graduação em Zoologia, com atuação em temas como abelhas, fauna, sistemática, conservação e biodiversidade. Fernando Silveira acumulou vasta experiência, com pesquisas de destaque nos temas sistemática e conservação de abelhas.
O professor era descrito pelos colegas como bem-humorado, erudito, socialmente orientado, crítico e dono de uma sensibilidade brilhante. Recentemente, em 28 de julho, republicou em seu perfil em uma rede social a frase “Não basta ser excelente no que faz: é preciso ser ético e humano”, que reflete um traço de sua personalidade.