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11 / ago / 2020
No ICA, estudantes da graduação retomaram atividades nesta segunda

Após planejamento, a retomada é realizada por meio do Ensino Remoto Emergencial

André Athayde: será fundamental para o sucesso de todos. Foto: recepção de calouros 2020 / Amanda Lelis

Nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG retomou as atividades de graduação por meio do Ensino Remoto Emergencial. Atualmente, são cerca de 950 estudantes matriculados nos seis cursos oferecidos no campus, em Montes Claros.

No ICA, foi divulgada em 25 de junho Portaria para instituir a Comissão de Acompanhamento do Retorno às Atividades Acadêmicas na Modalidade de “Ensino Remoto Emergencial” no campus. A Comissão é formada por professores, técnicos e representantes de estudantes e é responsável pelo planejamento da retomada da graduação, respeitando as particularidades de cada curso. Foram realizados treinamentos para docentes, para apoiar a utilização de ferramentas e tecnologias para o ensino durante o período.

O professor André Luiz Athayde, que é coordenador da Comissão, reforçou o esforço da Universidade de forma a garantir a continuidade das atividades de forma responsável e planejada.  “Ficou evidente, nos últimos meses, o que a UFMG quer dizer quando assevera que preza pela qualidade do ensino e por uma retomada segura das suas atividades acadêmicas”, disse. O professor publicou, nesta segunda, artigo no site da instituição sobre a retomada.

“A Universidade ressaltou, na prática, a sua preocupação com a equidade, ao levar em consideração a heterogeneidade de seu corpo discente, promovendo ações dentro de sua Política de Inclusão Digital. Essa instituição não ‘brinca’ de ser universidade e somos privilegiados por fazermos parte dela”, reforçou em seu texto, que também levantou a importância da compreensão e engajamento de todos para o sucesso do ano letivo.

O planejamento da retomada da graduação no campus foi realizado em acordo com as orientações da UFMG. Em julho, foi publicada resolução e calendário aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) regulamentando o ensino remoto emergencial para os cursos de graduação da UFMG durante o período de pandemia da covid-19.

Acolhimento

Em live de acolhimento, professora Neide Oliveira destacou o cuidado com os estudantes com deficiência. Imagem: reprodução A coordenadora do programa, professora Claudia Vieira, ressaltou o trabalho de acompanhamento destes estudantes. Imagem: reprodução

Na noite de segunda, a partir das 18h, o Programa de Inclusão, Convívio e Acolhimento (PRO-ICA) realizou live de acolhimento à comunidade acadêmica para a retomada. A conversa inicia o ciclo de lives sobre o Ensino Remoto Emergencial e seus desafios. Durante o bate-papo, integrantes do programa debateram sobre os direitos dos estudantes, o engajamento dos professores para evitar a evasão de estudantes, e a necessidade de adaptação das aulas para acessibilidade.

A live foi apresentada pela professora Neide Oliveira, que é co-cordenadora do programa, e comentou sobre a necessidade de colaboração de toda a comunidade e de um empenho especial dos professores com paciência e empatia, acolhendo as particularidades do cenário atual. “A figura do professor sempre vai existir como mediador e facilitador desse processo de aprendizagem”, destacou. Neide também respondeu algumas dúvidas dos estudantes durante a apresentação.

A professora discutiu os desafios e necessidades de adaptação ao novo contexto, levando em consideração a acessibilidade durante o Ensino Remoto Emergencial. “A palavra de ordem hoje é ‘reinventar’. Os estudantes com deficiência encontram barreiras no ensino remoto. Como a comunidade acadêmica pode se reinventar para transpor essas barreiras? Melhorando a comunicação, o estilo de avaliação, o formato de transmitir o conhecimento ao estudante, receber o retorno desse aluno, por exemplo”, comentou.

A coordenadora do programa, Claudia Regina Vieira, explicou que serão realizadas reuniões quinzenais do programa para verificar se as demandas dos estudantes com deficiência serão atendidas. “Conseguimos fazer contato com todos os nossos alunos atendidos pelo projeto e ver a particularidade de cada um, o que ele vai precisar nesse ensino. E repassamos as informações aos coordenadores de colegiado para que os estudantes não sejam prejudicados neste período”, contou durante a live.

Claudia também reforçou o esforço dos professores e técnico-administrativos e solicitou colaboração. “Não tem sido fácil. Nós, professores, estamos aprendendo tecnologias novas, aprendendo a gravar as nossas aulas, nos preocupando em falar devagar, olhando para a tela. Pedimos compreensão e solidariedade neste momento a todos os colegas funcionários e também aos discentes”, concluiu.

O programa, de interface entre pesquisa e extensão, promove ações com o objetivo de acolher e estimular o convívio de pessoas com deficiência na Universidade, de forma a contribuir para que o campus seja um ambiente inclusivo a acessível a todos.

Representantes da comunidade acadêmica enviaram mensagens de acolhimento aos colegas, que foi publicado na página de facebook do ICA. Assista:

Boas vindas aos estudantes do ICA

#UFMG #graduaçãoNesta segunda-feira, 10 de agosto, iniciamos uma nova etapa em nosso campus. Os estudantes da graduação retomam as atividades por meio do Ensino Remoto Emergencial. Nossa comunidade acadêmica, mais uma vez, reúne esforços para realizar o seu trabalho. Uma parte dela nos enviou mensagens para os estudantes, técnicos e professores que se empenham para que tudo corra bem neste período. Assista, no vídeo.

Publicado por Instituto de Ciências Agrárias da UFMG em Segunda-feira, 10 de agosto de 2020