UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação propõe reflexão sobre demandas de pesquisa voltadas à agricultura familiar
12 / dez / 2019
Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação propõe reflexão sobre demandas de pesquisa voltadas à agricultura familiar

O evento foi realizado na Escola Família Agrícola de Veredinha, no Alto Jequitinhonha

Estiveram reunidos jovens da escola, agricultores, pesquisadores e estudantes e professores da UFMG. Foto: Projeto Nexus/CNPq

Agricultura familiar, variedades de sementes crioulas, cultura e saber tradicional. Estes foram alguns dos temas que nortearam as atividades na última terça-feira, dia 10 de dezembro na Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação realizada na Escola Família Agrícola de Veredinha, no Alto Jequitinhonha.

Cerca de 90 pessoas – entre jovens rurais, agricultores e agricultoras, técnicos de desenvolvimento rural, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e mestrado da Universidade Federal de Minas Gerais e do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) – estiveram reunidas. Ao longo do dia foram realizadas palestras, debates e oficinas de diferentes temas, como produção de mudas de pequi, sementes crioulas de fava, filtro de irrigação, aquaponia, bioágua e vermicompostagem.

De acordo com o professor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Eduardo Magalhães, a mostra reuniu dois grupos que raramente se encontram: agricultores e pesquisadores. “Foi uma oportunidade de troca de ideias e de aprendizado. Mas, principalmente, abriu novas possibilidades para um diálogo mais estreito entre instituições de pesquisa e produtores”, comentou o professor.

De acordo com os organizadores, a mostra propõe “apresentar produtos de pesquisa adaptados para a agricultura familiar desenvolvidos em instituições públicas e refletir sobre as demandas e prioridades de pesquisa de agricultores, estabelecendo diálogos entre pesquisadores, produtores e jovens rurais”.

Nas mesas de debate, os temas centrais de discussão eram sobre o estreitamento de laços entre a Universidade e centros de pesquisa e os agricultores familiares, visando priorizar a produção de conhecimento engajada com as demandas sociais. Palestraram os professores da UFMG Edson Oliveira, que apresentou uma crítica às instituições públicas de pesquisa, por não criarem relações estáveis de diálogo com a sociedade, e Delacyr Brandão que falou sobre as dificuldades de entendimento entre os pesquisadores a respeito das demandas da sociedade e a disparidade que existe entre recursos de pesquisa alocados em grandes e pequenos empreendimentos rurais.

A iniciativa fez parte da programação do projeto Nexus do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizada pelo Instituto de Ciências Agrárias da UFMG em parceria com o IFNMG, o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Escola Família Agrícola de Veredinha e associações de agricultores de Veredinha, Turmalina e Minas Novas.