UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Mobilidade Internacional: estudante do curso de Agronomia fala sobre experiência em intercâmbio acadêmico
14 / dez / 2023
Mobilidade Internacional: estudante do curso de Agronomia fala sobre experiência em intercâmbio acadêmico

Elias Rodrigues estudou um semestre na Facultad de Ciencias Agrarias da Universidad Nacional del Litoral, na Argentina

 

Elias Barbosa Rodrigues cursou um semestre de Agronomia na Universidade Nacional do Litoral, na Argentina
Foto: Acervo Pessoal

Este período foi um pouco diferente para o estudante de Agronomia do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Elias Barbosa Rodrigues. O acadêmico cursou um semestre na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Nacional do Litoral, na Argentina. O campus fica localizado na cidade de Esperanza. A oportunidade surgiu a partir do programa de mobilidade acadêmica Escala Estudantil Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), da qual a UFMG faz parte.
Segundo Elias Rodrigues o intercâmbio teve início em agosto deste ano e será finalizado no dia 20 de dezembro, um período que ele considera extremamente produtivo. “Minhas expectativas foram realizadas com as experiências adquiridas à campo (práticas), o aperfeiçoamento do espanhol e a vivência de conhecer uma nova cultura”, afirma.

Troca de conhecimento e vivências

O acadêmico do ICA participou de experimentos desenvolvidos da universidade argentina
Foto: Acervo Pessoal

Além das aulas, durante o intercâmbio, o acadêmico teve a oportunidade de participar de experimentos desenvolvidos na universidade. “Uma das melhores experiências foi a possibilidade de ajudar no desenvolvimento de pesquisas e acompanhar as atividades a campo dentro da universidade, como a pesquisa sempre me fascinou, viver esses momentos de conhecimento e aprendizagem em outro país, com tecnologias diferentes foi incrível”, explica.

Momento de confraternização entre estudantes de diferentes países
Foto: Acervo Pessoal

O aprendizado vai além do acadêmico. O convívio com estudantes não só argentinos, mas também de outros países proporciona a troca cultural entre os discentes. “O intercâmbio contribuiu não só para minha formação pessoal e profissional, através do conhecimento teórico e prático adquiridos. A imersão em outras culturas e, principalmente o desenvolvimento e aprendizagem de um segundo idioma fizeram a diferença”, relata Elias.
Elias também conheceu outras cidades argentinas durante a estadia no país. Mas se encantou mesmo por Esperanza, onde fica a Faculdade de Ciências Agrárias e ele passou a maior parte do tempo. “Esperanza, é uma cidade pequena com muita cultura tradicional. Aqui, conheci muitos amigos, saboreei comidas típicas, participei de festas tradicionais. Aqui, eu vivi as melhores experiências da minha vida durante a mobilidade”.

No foto, o acadêmico está na Praça San Martin, em Esperanza.
Foto: Acervo Pessoal

Sobre a Escala Estudantil Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM)

O Programa Escala Estudantil é um dos seis programas de mobilidade internacional oferecidos pela UFMG por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). O Escala Estudantil AUGM foi criado em 1999, mas teve início no 2º semestre do ano 2000. Suas atividades estão centradas na mobilidade de estudantes de graduação entre as universidades-membro da AUGM, contribuindo para a cooperação e integração regional. O Programa é pautado pelo princípio da reciprocidade – receber e enviar o mesmo número de alunos, preferencialmente com correspondência entre os cursos.
O Programa ESCALA Estudantil permite que estudantes regularmente matriculados em uma universidade-membro, realizem disciplinas/cursos de até um semestre de duração em uma universidade-membro de outro país, com a finalidade de cumprir parte das disciplinas ou créditos requeridos no currículo de seu curso na sua Universidade de origem.

Saiba mais sobre os programas de mobilidade internacional no site da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)