UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações visita campus da UFMG em Montes Claros
14 / out / 2022
Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações visita campus da UFMG em Montes Claros

O Ministro Paulo Alvim conheceu estrutura de laboratórios e conversou com professores e pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias

Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações com representantes de instituições de ensino superior do Norte de Minas. (Foto: Alex Sezko/Unimontes)

Em visita ao Norte de Minas, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Paulo Alvim conheceu o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. A passagem pela Unidade Acadêmica foi parte de uma programação organizada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Representantes da instituição, do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), vice-prefeito do município e outras autoridades acompanharam as atividades.
O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Antônio Alvimar Souza destacou a relevância do Instituto de Ciências Agrárias para a região e as parcerias firmadas entre as duas instituições. “A gente sempre lembra que as Minas são muitas. Temos as Minas e as Gerais. Somos as Gerais. Nossa área de atuação é muito grande, temos mais de 1 milhão e 300 mil pessoas no nosso raio de atuação. A gente tem muito o que fazer aqui no Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O Instituto tem uma contribuição muito grande porque ele tem uma especialização que é na área das Ciências Agrárias. E o norte de Minas nasce nesta trajetória da bovinocultura, que sempre foi tradicional na região. A universidade tem cumprido seu papel social de interagir com as comunidades e promover seu desenvolvimento. Temos parceria entre Unimontes e ICA na pós-graduação, um mestrado. A UFMG é uma referência para nós”, afirmou.

Reitor da Unimontes falou sobre a importância do ICA para a região. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Após falar sobre os investimentos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações nas universidades, Paulo Alvim conheceu um pouco do Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias (CPCA) e alguns dos trabalhos desenvolvidos no local. Acompanhado pelo diretor do ICA, Leonardo Tuffi e pelo vice-diretor, Hélder dos Anjos Augusto, ele passou pelos laboratórios de Bioprocessos, Sanidade Animal, Biotecnologia e de Controle de Poluição. Na ocasião, conversou com os responsáveis por alguns projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição.
No laboratório de Sanidade Animal, a professora Anna Christina Almeida, coordenadora do espaço, explicou sobre as pesquisas junto à cadeia leiteira voltadas para qualidade do leite, sobre os projetos com envolvimento de alunos de graduação, pós-graduação e produtores de leite da região, enfatizando Bocaiuva como foco das pesquisas dos trabalhos de extensão do grupo. Atividades que despertaram o interesse do Ministro. Paulo Alvim citou ações semelhantes desenvolvidas em outras instituições do Brasil e sugeriu uma integração entre as universidades e grupos de pesquisas para gerar produtos de qualidade e mais tecnologia para produtores de leite.

Trabalhos com a cadeia leiteira regional desenvolvidos no laboratório de Sanidade Animal chamaram a atenção do Ministro. (Ana Cláudia Mendes/UFMG)

No laboratório de Biotecnologia, o que chamou a atenção do Ministro foram os trabalhos voltados para a Biofábrica. O professor Demerson Arruda Sanglard falou sobre as atividades desenvolvidas até o momento e viu com otimismo um possível impulsionamento do setor. “A visita do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação traz novas perspectivas para impulsionar a Biofábrica, de modo que possa ser aprimorada com edificações específicas, tornando-se um órgão suplementar de referência no ensino, pesquisa e extensão. Os esforços têm se concentrado na difusão de tecnologias apropriadas para as práticas da agropecuária e da agroindústria no âmbito das cadeias produtivas do semiárido Norte Mineiro. As ações vêm beneficiando diretamente centenas de famílias por meio da disponibilização de mudas e assistências técnicas. minimização de problemas sociais. As ações da Biofábrica possibilitam a troca efetiva de saberes entre universidade e comunidades, impulsionando empreendimentos da Agricultura Familiar, de modo a aproximar docentes, estudantes, produtores rurais e poderes governamentais”, disse o professor.

O Ministro conheceu um pouco das atividades desenvolvidas na Biofábrica do ICA. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

“O agronegócio vai precisar cada vez mais de ciência e tecnologia. Esse centro aqui tem um papel fundamental. O grande desafio da ciência agora, na área do alimento, é ter integração com as ciências agrárias, as tecnologias da informação e todas as novas tecnologias habilitadoras – nanotecnologia, biotecnologia – ou seja, um grande articulador e isso envolve muito a universidade”, afirmou o ministro.
Em seguida, Paulo Alvim conheceu o Núcleo de Estudos em Produção de Suínos – NEPSUI e o trabalho desenvolvido com o porco do cerrado, uma raça híbrida de suíno, mais adaptada à realidade ambiental e climática do Norte de Minas e com carne de melhor qualidade, desenvolvida em pesquisa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. O porco do cerrado é o cruzamento entre as raças piau, também conhecida como porco caipira, e duroc, mais comum no mercado.

Ministro Paulo Alvim com pesquisadores do Núcleo de Estudos em Produção de Suínos, professores do ICA e representantes de instituições de ensino da região. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

“Toda vez que a gente visita grupos de pesquisa nas universidades a gente sai com um conjunto de ideias porque a gente pode cada vez mais fortalecer a pesquisa científica e tecnológica no país. A gente sai muito feliz dessa visita que a gente está fazendo ao campus da UFMG em Montes Claros. Um trabalho intenso de pesquisa com muito foco no território, com as vocações que se tem aqui na entrada do semiárido. A gente só tem a parabenizar o grupo de pesquisadores”, pontuou o ministro.
Depois da UFMG, o ministro visitou o campus do Instituto Federal do Norte de Minas e da Unimontes. Em seguida, participou de reunião com representantes das instituições. O diretor do ICA, Leonardo Tuffi, avaliou a iniciativa como bastante positiva. “O ministro se mostrou uma pessoa muito técnica, muito entendida das necessidades da sociedade, reforçou essa necessidade da pesquisa e da inovação estarem intimamente ligadas com as necessidades regionais. E eu acho que é isso que os projetos, os cursos de pós-graduação, nossos professores e alunos têm buscado. Foi um momento muito bom para nossa instituição”.

Para o diretor do ICA, Leonardo Tuffi, a visita do Ministro foi bastante positiva para a instituição. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Além disso, o diretor pontua que esta foi também uma oportunidade de ampliar a interação entre instituições de ensino superior da região. “A gente espera que esta visita, junto com esta interação com a Unimontes, com o Instituto Federal do Norte de Minas, com a UFVJM e com a nossa UFMG possa gerar novos frutos, uma aproximação mais integrada entre estas instituições aqui na região”.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)