UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Minifazenda recebe troféu de espaço mais visitado da Expomontes
11 / jul / 2023
Minifazenda recebe troféu de espaço mais visitado da Expomontes

Projeto de extensão da UFMG em Montes Claros reuniu 60 animais de 25 espécies na exposição agropecuária

Para o professor Délcio Rocha, ao centro da foto, a premiação é um reconhecimento pelo trabalho prestado
Foto: Acervo Minifazenda Dr. Zoo

A minifazenda Dr. Zoo, projeto de extensão da UFMG em Montes Claros, recebeu na noite deste domingo, dia 09, o troféu de espaço mais visitado da Expomontes. A premiação foi concedida pela Sociedade Rural, uma das entidades responsáveis pela realização da feira. De acordo com o coordenador do projeto, o professor Délcio Rocha, cerca de 15 mil pessoas por dia passaram pelo local durante o evento. Além das visitas abertas, foram realizadas também atividades com 20 escolas e instituições da região.
Este foi o 13º ano que a minifazenda fez parte da programação da Expomontes. Cerca de 70 acadêmicos se revezaram nos cuidados com os animais durante a feira agropecuária. Para o professor Délcio Rocha, a premiação é um reconhecimento dos esforços empreendidos durante a exposição. “Foi feito um esforço enorme para conseguir atender a todos, infelizmente não foi possível, pois um projeto socioambiental ambiental como esse deveria ser permanente, ter apoio de políticas públicas e empresários. Gostaria de agradecer a todos da equipe, aos parceiros, aos acadêmicos e colegas que tornaram isso possível”, afirma.

Sobre a Minifazenda
A minifazenda reuniu 60 animais de 25 espécies no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Alguns deles exóticos, como a ovelha de Jacob, que tem quatro chifres, e o bode da raça La Mancha, do Chile, que não tem orelhas. No local, acadêmicos da UFMG ofereciam aos visitantes informações acerca dos animais. Entre as escolas e instituições que foram ao espaço, está a APAE de Jaíba, a município a 206 quilômetros de Montes Claros. Os alunos conheceram de perto os animais e se divertiram. A presidente da instituição, Neide Franco ressaltou a importância da iniciativa. “Jaíba é um município diretamente ligado ao agro, temos o maior projeto de agricultura irrigada da América Latina. Os nossos alunos são fascinados pelos animais e pela natureza. Trazê-los para a minifazenda é uma forma de mostrar que eles podem estar em todos os lugares. Isto é de uma riqueza imensurável, promove a inclusão, o conhecimento e fortalece a autoestima de nossos alunos”, afirma.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)