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09 / nov / 2022
Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território recebe nota 4 na avaliação da CAPES

Programa foi criado em 2015 e é oferecido em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros

Na avaliação da CAPES, a nota 4 é referente ao conceito “muito bom”. (Arte: Divulgação)

Programa de Pós-Graduação Associado UFMG-Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território (PPGSAT) recebeu NOTA 4, em sua primeira avaliação quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A CAPES é um órgão do Governo Federal do Brasil, ligado ao Ministério da Educação responsável por esse sistema de avaliação. Na escala do mestrado, a nota máxima é 5. Já para o doutorado, 7 é o conceito máximo.
A coordenação do programa de pós-graduação vê a avaliação como o resultado da união de esforços. “Esta nota 4 é fruto de um esforço coletivo que marca também a consolidação do programa. Hoje, temos linhas de pesquisa bem definidas, com projetos e produtos – que são as dissertações e os artigos – que contaram muito para esta avaliação”, explica o coordenador do mestrado em Sociedade, Ambiente e Território, o professor Fausto Makishi.

Para o coordenador do mestrado associado, Fausto Makishi, a nota 4 é fruto de um esforço coletivo que marca também a consolidação do programa. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

O perfil diversificado dos alunos foi outro ponto destacado pelo coordenador. “Normalmente, são 1/3 de acadêmicos da Iniciação Científica, 1/3 da sociedade civil organizada e instituições do terceiro setor e mais 1/3 de professores tanto do ensino fundamental quanto superior. Isso faz com que o mestrado seja um destaque no critério de inserção na sociedade, que é um item importante nesta nova avaliação da CAPES”.

Associação entre UFMG e Unimontes
Criado em 2015, o mestrado associado entre Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Estadual de Montes Claros foi um dos primeiros do Brasil a ser executado neste formato. Além da Unimontes e da UFMG em Montes Claros, o PPGSAT envolve também o campus Pampulha, em Belo Horizonte. “O Programa de mestrado associado parte das complexidades enfrentadas pela sociedade nessa relação com o ambiente, o território, temas que são muito debatidos atualmente. Além disso, ele une as habilidades de duas instituições de ensino superior – UFMG e Unimontes – que têm expertises científica, técnica, capilaridade e uma grande relação com a sociedade”, conta a professora Flávia Galizoni, primeira coordenadora do mestrado na UFMG.

Primeira coordenadora do mestrado associado, a professora Flávia Galizoni destaca a importância do programa para a formação de novos profissionais. (Foto: Amanda Lélis/UFMG)

Para a professora, com esta estrutura, o Programa de mestrado Associado vem conquistando cada vez mais espaço com profissionais em diferentes setores. “A gente percebe uma grande evolução do mestrado, atingindo seu objetivo de formar mestrandos, pesquisadores autônomos com capacidade de refletir, pensar, elaborar políticas públicas, de formar profissionais para organizações públicas, para instituições de ensino”, avalia.

Sobre o mestrado em Sociedade, Ambiente e Território

O mestrado em Sociedade, Ambiente e Território visa articular a variedade de conhecimentos das diversas áreas das humanidades e ciências sociais aplicadas. (Foto: Amanda Lélis/UFMG)

O objetivo do Mestrado Associado UFMG-Unimontes é formar profissionais para compreender e analisar a relação entre Sociedade, Ambiente e Território utilizando metodologias interdisciplinares. Visa articular a variedade de conhecimentos das diversas áreas das humanidades e ciências sociais aplicadas para fornecer ao mestrando habilidades para analisar dinâmicas sociais, ambientais e espaciais nas suas interfaces com o desenvolvimento, os territórios, os programas públicos, as transformações demográficas e as populações rurais.
As duas instituições – UFMG e Unimontes – criaram este Mestrado ponderando questões emergentes formuladas pela sociedade, pela política pública e por profissionais que atuam em movimentos sociais. Essas questões representam importantes desafios analíticos, que devem ser enfrentados com a interdisciplinaridade, que tem as condições para criar no desaguadouro desses temas novas fronteiras para o conhecimento, o desenvolvimento e a inovação.
O mestrado em Sociedade, Ambiente e Território visa proporcionar ao estudante uma postura investigativa, crítica e sistêmica na abordagem de temas relacionados a ambientes, sociedades, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, territorialidades, biomas, interação rural/urbano e programas de desenvolvimento. Procura criar habilidades interdisciplinares para o mestrando analisar dinâmicas históricas e demográficas, os sistemas de uso da natureza, compreender as tensões originadas nas disputas pelos recursos e os programas e políticas associados à conservação ambiental e aos espaços sócio-econômicos.
O(a) mestre(a) formado(a) no programa deverá ingressar no mercado de trabalho contando com as seguintes habilidades:
– Capacidade de lecionar em ensino médio e superior;
– Formação para atuar em agências de pesquisa e fomento, dispondo de habilidades para investigar realidades complexas usando metodologias interdisciplinares;
– Capacitação profissional para analisar, gerir e formular programas e projetos de desenvolvimento, tendo habilidade para suprir as necessidades de órgãos públicos e agências da sociedade civil;
– Formação para atuar como formuladores(as) e ou analistas de políticas públicas.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)