UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Membros do Centro de Voluntariado Italiano fazem visita técnica ao campus
04 / set / 2023
Membros do Centro de Voluntariado Italiano fazem visita técnica ao campus

Intercambistas italianos conheceram setores da Unidade Acadêmica e alguns dos trabalhos desenvolvidos no local

Grupo conheceu setores e atividades desenvolvidas no campus
Foto: NPPJ I UFMG

Um dia voltado para a troca de conhecimento e experiências. Na última semana, cooperantes do Centro de Voluntariado Italiano (CeVI) fizeram uma visita técnica ao campus da Universidade Federal de Minas Gerais em Montes Claros. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar (NPPJ) da UFMG. O grupo visitou diversos setores da Unidade Acadêmica e teve contato com estudantes, técnicos-administrativos e professores que atuam no NPPJ.
Os visitantes conheceram um pouco da assistência estudantil oferecida pela UFMG assim como formas de ingresso em universidades públicas no Brasil como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na visita à biblioteca, técnicos mostraram as formas de acesso ao acervo da Universidade e também ao Acervo Sertão, onde é possível encontrar um variado patrimônio bibliográfico, fílmico e musical sobre temas relativos à botânica, artes, cultura popular, entre outros.
Os intercambistas italianos visitaram ainda as instalações da Fundação Mendes Pimentel (Fump), salas de aula, a Casa da Saúde, a cooperativa de comercialização de alimentos do ICA e alguns laboratórios. No laboratório de Óleos o servidor Teddy Marques falou sobre a extração de óleos de plantas como o pequi, buriti, macaúba e a importância destes para a indústria alimentícia e farmacêutica.

Visitantes conheceram frutos do cerrado
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

No Viveiro de Mudas, o técnico responsável, Marco Aurélio dos Santos Junior, apresentou frutos nativos do cerrado. O técnico contou sobre os experimentos que são conduzidos nas estufas e também explicou como quebrar a dormência de sementes, como a do pequi.
Na visita ao laboratório de Sementes, o professor Delacyr Brandão Junior e a técnica Josiane Cordeiro dos Santos, apresentaram métodos de secagem e armazenagem de diversas sementes e metodologias alternativas para secagem e armazenagem aplicadas a agricultura familiar. O acervo de sementes do laboratório também foi mostrado.

Intercâmbio de ideias

A visita foi encerrada com uma aula de Sociologia Rural
Foto: NPPJ I UFMG

Em um momento com acadêmicos da pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Território, foi explicado sobre as etapas de ingresso ao programa oferecido em conjunto entre a UFMG e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que é universal e contempla também estrangeiros. Uma aula da disciplina Sociologia Rural, conduzida pela professora Flávia Maria Galizoni, marcou o fim da visita. Os intercambistas falaram para acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal do ICA sobre as experiências no Brasil e atuação dentro do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), localizado em Turmalina, Vale do Jequitinhonha e o trabalho efetuado por eles dentro da cooperação internacional.

Sobre o Centro de Voluntariado Italiano

O Centro de Voluntariado Italiano (CeVI) é uma organização da sociedade civil, criada em 1984 com o objetivo de trabalhar pela promoção humana, por relações internacionais mais justas e por um desenvolvimento global sustentável, equitativo e respeitador das diferenças. Para tanto aposta no associativismo e no voluntariado para construir uma participação responsável, gratuita e acessível a todos, e na cooperação, como oportunidade de encontro e troca mútua de conhecimentos e valores. Desde 2022, cooperantes italianos atuam no Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV).