UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » IX Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais
20 / out / 2022
IX Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais

Trabalhos de diversas áreas do conhecimento são apresentados no evento

A IX Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais movimentou os corredores do CAAD. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Conceitos e experimentos ligados à geração de energia. Foram estes os trabalhos que estudantes da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro trouxeram para a IX Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais. O grupo, formado por estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, apresentou aos visitantes protótipos de equipamentos que podem gerar energia. O primeiro, mostra a geração de energia por meio do vento. “Nós tentamos reproduzir a energia infinita, que é um tema bastante estudado, e concluímos que não é possível gerar energia infinita. Partimos então, para algo mais palpável. Criamos um gerador de energia eólica conectado a um motor de corrente contínua, um dínamo e conseguimos demonstrar a geração de energia”, explica o estudante do 3º ano do ensino médio William de Oliveira.

Alunos da E.E. Professor Plínio Ribeiro mostraram possibilidades de geração de energia. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Um protótipo de sensor de movimentos também foi montado pelos estudantes da escola. O sistema é parecido com o de cancelas de shoppings por onde passam veículos. O estudante do primeiro ano do ensino médio, João Rafael Cardoso, contou como funciona o equipamento. “Estamos usando um sensor ultrassônico, ou seja, ele emite um sinal e quando o sinal volta para ele, ele determina a distância que o objeto está dele. É como funciona com os morcegos nas cavernas, eles emitem um som e o som volta para eles, assim eles têm noção de obstáculos ao voarem”.

Protótipo de sensor ultrassônico criado por alunos da E.E. Professor Plínio Ribeiro. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

O Grupo de Estudos em Experimentação Agrícola (GEEA) do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG apresentou as múltiplas funções e aplicabilidade de arduínos nas ciências agrárias e também o uso da inteligência artificial e visão computacional na análise de experimentos agrícolas.

Grupo de Estudos em Experimentação Agrícola mostrou um pouco do uso da tecnologia nas ciências agrárias. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Quem passou pelo evento pode conhecer um pouco da anatomia dos animais e tirar dúvidas. Estudantes do curso de Zootecnia explicavam sobre os fetos de bovinos e suínos e crânios de bovino e equino expostos.

Estudantes do curso Zootecnia tiraram dúvidas dos visitantes sobre Anatomia Animal. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Curiosidades sobre as propriedades nutritivas do ovo também foram apresentadas. O Grupo de Estudos em Produção Avícola (GEPAvi) da Unidade Acadêmica, expôs os benefícios do consumo do alimento. O tema foi escolhido em referência ao Dia do Ovo, comemorado na segunda sexta-feira de outubro e este ano caiu no dia 14. A data foi criada devido à relevância do alimento na nutrição. Ele é rico em minerais, proteínas, vitaminas. O grupo levou amostras de ovos caipira, de granja e de codorna. “Apesar das diferenças visuais, nutricionalmente falando não há diferença. A coloração mais escura da gema do ovo caipira se deve à alimentação da ave que é criada solta. Em relação ao ovo de codorna, proporcionalmente comparada ao ovo de galinha é igual. Por exemplo, 100 gramas de ovo de galinha e 100 gramas de ovo de codorna têm os mesmos nutrientes”, afirma a estudante de Zootecnia e membro do GEPAvi, Geicimara de Moura Nunes.

O Grupo de Estudos em Produção Avícola (GEPAvi) , trouxe curiosidades sobre os ovos. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

A IX Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais segue até esta sexta-feira, dia 21. As atividades estão sendo realizadas no Centro de Atividades Acadêmicas e Didáticas (CAAD).

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)