UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Intervalo Cultural: Grupo Trem do Black se apresenta no campus
30 / out / 2023
Intervalo Cultural: Grupo Trem do Black se apresenta no campus

Show será realizado nesta terça-feira, 31 de outubro, no gramado central

Apresentação reúne ritmos da música afro e a mineiridade
Arte: Divulgação

O horário de almoço terá um ritmo diferente nesta terça-feira, 31 de outubro. O Intervalo Cultural está de volta ao campus Montes Claros! Às 12h, o grupo Trem do Black faz um show do gramado central para a comunidade universitária. O Intervalo Cultural no ICA é um projeto que integra o Circuito Cultural promovido pela Procult (Pró-reitoria de Cultura da UFMG).

Sobre o Trem do Black

Inspirado no “Soul Train”, programa de música negra estadunidense de grande sucesso e no significado cultural de “Trem” para a cultura mineira geral, o Trem do Black trilha nas ondas sonoras da música negras em suas diferentes frequências. A banda “Trem do Black” surgiu em meados de 2022 na cidade de Montes Claros com a proposta artística de fazer “Black Music” norte- mineira, considerando que esse ritmo pouco circula neste território.
Mas as raízes daqui são também negras como as de lá. E é nesse encontro que esse projeto musical pretende colocar a música negra: no centro, ou como diz o geógrafo Milton Santos, “o centro do mundo está em todo lugar”.

O grupo reúne Funk music, o Soul, o Rythm & Blues e toda influência afroamericana impressa no Soul brazuca, com misturas de Samba, do Rap, da Embolada, e dos batuques afrobrasileiros presentes nos Catôpes, nos terreiros de Candomblé e Umbanda e nos Blocos de Carnaval.