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27 / set / 2022
Integração Docente abordará acessibilidade no ensino superior

Seminário on-line será realizado nesta quarta-feira, dia 28

Evento ficará disponível no canal da CAC no Youtube. (Arte: Divulgação)

Na próxima quarta, 28 de setembro, acontecerá o 4º Seminário Integração Docente de 2022, com a temática “Dos bastidores à prática de enfrentamento às barreiras de acessibilidade comunicacional”. O evento será on-line, às 14 horas, com transmissão pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac) da UFMG. Haverá tradução em Libras.
O seminário apresentará uma experiência facilitadora proposta pela professora Mônica Rahme, da Faculdade de Educação da UFMG, junto aos estudantes de uma turma do curso de Letras-Libras da UFMG. Esse será o ponto de partida para apresentar à comunidade, os desafios e possibilidades relacionados à acessibilidade comunicacional dirigida aos alunos surdos da Universidade, do ponto de vista de diferentes protagonistas envolvidos no processo.
Estarão presentes no evento a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida e o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, que farão a abertura. Para apresentar a temática, foram convidados a diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMG, Regina Céli Fonseca Ribeiro, a professora Mônica Rahme, da Faculdade de Educação, os tradutores e intérpretes de Libras, Joe Campos Costa e Sônia Romeiro e a estudante do curso de Letras-Libras, Jéssica de Jesus da Silva. A mediação será realizada pela diretora adjunto do NAI, Daniela Virgínia Vaz.
O evento ficará gravado no canal do YouTube da Cac e poderá ser acessado posteriormente.

Integração

O Programa Integração Docente foi criado durante a pandemia, num momento em que a Universidade precisou adotar o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e, posteriormente, o Ensino Híbrido Emergencial (EHE). Ele se tornou um espaço de compartilhamento de experiências.
Atualmente, considerando os ganhos trazidos pelas trocas que aconteceram no Programa, ele foi reformulado.  Segundo o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, “a ideia, agora, é promover momentos frequentes de fortalecimento da cultura de autoavaliação, planejamento e trabalho coletivo no cotidiano das unidades, articulando professores, estudantes e TAEs nas estruturas já existentes ou criando outras organizações que sejam potenciais para o aprimoramento do ensino de graduação”.

Para saber mais sobre o Integração, acesse o site da iniciativa.