UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Inscrições para o Enem 2020 são prorrogadas até quarta-feira
25 / Maio / 2020
Inscrições para o Enem 2020 são prorrogadas até quarta-feira

Pandemia de Covid-19 já havia provocado o adiamento das provas

O Enem é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Imagem: Marcello Casal / Agência Brasil

Foram prorrogadas até as 23h59 de quarta-feira, 27 de maio, as inscrições para a edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o edital do concurso, esse prazo terminaria nesta sexta-feira, 22. A taxa de inscrição, de R$ 85, poderá ser paga até quinta-feira, dia 28.

Depois de grande mobilização social, o próprio exame, cuja realização estava agendada para novembro, foi adiado para dezembro ou janeiro de 2021, em razão dos impactos da pandemia do coronavírus sobre a preparação dos estudantes  – a UFMG também se manifestou pelo adiamento. O Ministério da Educação (MEC) fará uma consulta aos inscritos, em junho, para que possam opinar sobre os dias de realização das provas.

A partir deste ano, os candidatos poderão fazer provas impressas ou digitais. Nas duas modalidades, serão aplicadas quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá fazer sua opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Na página do Enem, está disponível o cronograma para providências, como solicitação de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social. Neste ano, será obrigatória a inclusão, no sistema de inscrição, de uma foto atual do participante, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova.

Porta de entrada
Dos 91 cursos de graduação da UFMG, 89 usam os resultados do Enem, sendo 79 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os cursos, o número de vagas oferecidas e as normas para realização da seleção serão publicados em edital que ficará disponível na página eletrônica do Sisu/UFMG.

O Enem é a porta de entrada também para os cursos da UFMG que exigem provas de habilidades específicas – Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro – e para a Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo). E também para as formações técnicas subsequentes do Colégio Técnico (Coltec), destinadas a estudantes que já concluíram o ensino médio. O Coltec oferta os cursos Técnico em Biotecnologia, com ênfase em Análises Clínicas, e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em Programação para Dispositivos Móveis.

[Publicado originalmente no Portal UFMG]