UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Inscrições para Colação de Grau e requerimento de diploma serão realizadas em procedimento único
05 / jul / 2023
Inscrições para Colação de Grau e requerimento de diploma serão realizadas em procedimento único

Formandos devem se inscrever até esta sexta-feira, dia 07

Bacharéis do curso de Agronomia durante juramento na Colação de Grau. (Foto: Ingrid Stéfany/UFMG)

A Colação de Grau dos formandos 2023/1 acontecerá no dia 25 de julho de 2023, às 10h, em formato presencial. A partir deste semestre, as inscrições para colação de grau e requerimento de diploma serão realizadas em um procedimento único.

Inscrições para colação de grau e requerimento de diploma

No ato da inscrição à colação de grau, o aluno já fará a solicitação da primeira via do diploma, não sendo necessário apresentar outro requerimento posteriormente.

O discente com previsão de formatura para esse semestre deverá preencher o formulário disponível no Moodle, até o dia sete de julho, acessando o MinhaUFMG (ou acessando aluno>meus colegiados>Instituto de Ciências Agrárias – ICA>plataforma virtual de colegiado>Seção de Registro Escolar).

Assim, para se inscrever é preciso preencher o formulário seguindo os passos acima e enviar para o e-mail: sensino@ica.ufmg.br com a seguinte documentação, exclusivamente em formato pdf:

*Certidão de nascimento ou casamento;
* CPF (caso o documento esteja ilegível, poderá ser emitido outro através do site da Receita Federal: Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF)
* Documento de identificação que conste o número da cédula de identidade, órgão emissor e estado de nascimento – Carteira de Identidade (preferencialmente) e Passaporte (para aluno estrangeiro);
* Nada consta da biblioteca atualizado (Poderá ser solicitado por e-mail bib@ica.ufmg.br)

As cópias dos documentos que enviados deverão ser legíveis e sem cortes. A certidão de nascimento deve estar totalmente legível e se necessário for, o formando deve solicitar uma segunda via no cartório.

O campo “assunto” do e-mail deverá ser preenchido com “Requerimento de 1ª via de diploma – ano/semestre de conclusão de curso”

No corpo do e-mail deverá ser informado o nome completo, número de matrícula e curso.

A confirmação da participação na cerimônia de colação de grau somente se dará após a publicação da lista de alunos habilitados na página da Seção de Registro Escolar, na aba Avisos. A lista dos prováveis formandos será publicada no dia 21/07/2023.

ATENÇÃO: Somente serão efetivadas as inscrições dos discentes que efetuarem os dois passos: preenchimento do formulário de inscrição a colação de grau e envio da documentação para requerimento do diploma.

Certidão de Colação de Grau/diploma

A Certidão de Colação de Grau que será entregue ao formando no ato da colação de grau constará também a informação que o diploma está em andamento. Com esse documento será possível fazer o registro provisório no Conselho da Categoria Profissional e se inscrever em Programas de Pós-Graduação, não sendo mais necessário solicitar a declaração de conclusão de curso.

O prazo para confecção e registro do diploma é de aproximadamente 4 meses. O diploma será expedido e registrado apenas no formato digital.

A Divisão de Registros de Diplomas da Universidade, enviará as informações de acesso ao diploma diretamente ao e-mail do graduado, após finalização do registro.