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04 / dez / 2023
Inscrição para Colação de Grau e requerimento de diploma

Estudantes com previsão de formatura para este semestre devem se inscrever até o dia 15 de dezembro

Bacharéis do curso de Agronomia durante juramento na Colação de Grau. (Foto: Ingrid Stéfany/UFMG)

No dia 16 de janeiro de 2024, às 10h da manhã será realizada da cerimônia de colação de grau dos acadêmicos dos seis cursos de graduação do campus da UFMG em Montes Claros. Estudantes do Instituto de Ciências Agrárias com previsão de formatura para este semestre devem preencher o formulário disponível no Moodle, no período de 04 de dezembro a 15 de dezembro de 2024, por meio do MinhaUFMG (ou acessando aluno>meus colegiados>Instituto de Ciências Agrárias – ICA>plataforma virtual de colegiado>Seção de Registro Escolar). No ato da inscrição à colação de grau, o aluno já fará a solicitação da 1º via do diploma, não sendo necessário apresentar outro requerimento posteriormente.

Após preencher o formulário seguindo os passos descritos anteriormente, é necessário enviar para o e-mail sensino@ica.ufmg.br a seguinte documentação, exclusivamente em formato pdf:

*Certidão de nascimento ou casamento;
* CPF (caso o documento esteja ilegível, poderá ser emitido outro através do site da Receita Federal: Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF)
* Documento de identificação que conste o número da cédula de identidade, órgão emissor e estado de nascimento – Carteira de Identidade (preferencialmente) e Passaporte (para aluno estrangeiro);
* Nada consta da biblioteca atualizado (Poderá ser solicitado por e-mail bib@ica.ufmg.br)

As cópias dos documentos que serão enviados, obrigatoriamente, deverão ser legíveis e sem cortes. A documentação deverá ser em arquivo único PDF, obedecendo a ordem acima. Caso não possua scanner, sugerimos o uso do aplicativo Adobe Scan.

É recomendável que seja feita uma conferência da qualidade da certidão de nascimento com antecedência, pois é preciso que as informações estejam totalmente legíveis. Se necessário for, solicite uma segunda via no cartório.

O campo “assunto” do e-mail deverá ser preenchido com “Requerimento de 1ª via de diploma – ano/semestre de conclusão de curso”

No corpo do e-mail deverá ser informado o nome completo, número de matrícula e curso.

A confirmação da participação na cerimônia de colação de grau somente se dará após a publicação da lista de alunos habilitados na página da Seção de Registro Escolar, na aba Avisos. A lista dos prováveis formandos será publicada no dia 12/01/2024.

ATENÇÃO: Somente serão efetivadas as inscrições dos discentes que efetuarem os dois passos: preenchimento do formulário de inscrição a colação de grau e envio da documentação para requerimento do diploma.

Certidão de Colação de Grau e Diploma

A Certidão de Colação de Grau que será entregue ao formando no ato da colação de grau constará também a informação que o diploma está em andamento. Com esse documento será possível fazer o registro provisório no Conselho da Categoria Profissional e se inscrever em Programas de Pós-Graduação, não sendo mais necessário solicitar a declaração de conclusão de curso.

O prazo para confecção e registro do diploma é de aproximadamente 4 meses. O diploma será expedido e registrado apenas no formato digital.

A Divisão de Registros de Diplomas da Universidade, enviará as informações de acesso ao diploma diretamente ao e-mail do graduado, após finalização do registro.