UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Iniciativa de produção sustentável de carvão vegetal será apresentada em webinar
09 / jul / 2020
Iniciativa de produção sustentável de carvão vegetal será apresentada em webinar

A professora Talita Baldin participará do evento online realizado na próxima sexta, dia 10

O Sistema Fornos-Fornalha, do projeto Siderurgia Sustentável, instalado no campus do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, será tema de debate na próxima sexta-feira, 10 de julho, no evento online “LAPEM Talks“. A professora Talita Baldin, do curso de Engenharia Florestal, representa o ICA no evento online e fala sobre o projeto.

O evento é organizado pelo Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e é realizado durante a semana com debates centrados na produção de carvão vegetal. O webinar “Sistema Fornos-Fornalha: UD/Projeto Siderurgia Sustentável”, com a participação da professora Talita, será transmitido às 9h, na próxima sexta, pelo canal do laboratório no Youtube.

Também participam da discussão a professora Cássia Carneiro e o Engenheiro Florestal Humberto Fauller, da UFV, e a professora Marina Donária, da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Não é necessária inscrição prévia.

O evento

De acordo com a professora Talita, o objetivo do webinar é “compartilhar informações sobre o sistema Fornos-Fornalha desenvolvido pela UFV para pequenos e médios produtores de carvão vegetal”. A iniciativa é desenvolvida por meio do Programa Siderurgia Sustentável, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), com a implementação de uma unidade demonstrativa do sistema no campus da UFMG em Montes Claros.

O sistema foi implantado em dezembro no ICA, primeira instituição do Norte de Minas a receber a tecnologia e promover a difusão de conhecimentos na região. Foto: Amanda Lelis/UFMG

“A tecnologia do sistema Fornos-Fornalha para carbonização de madeira possibilita a máxima produção de carvão vegetal, com qualidade e baixa emissão de poluentes”, explica a professora. “No webinar, que faz parte de uma semana de capacitações sobre carvão vegetal, serão discutidos aspectos técnicos e operacionais inerentes à qualidade da madeira, controle da carbonização por pirometria, resfriamento de fornos de alvenaria, qualidade do carvão e aspectos ambientais da produção de carvão vegetal”, completou.

A equipe técnica do ICA participante do Projeto Siderurgia Sustentável é composta pelos docentes Talita Baldin, Edy Eime Pereira Baraúna, Fernando Colen e Sidney Pereira.  Também participam a aluna de pós-graduação Vaniele Bento, a aluna de graduação Maria Tereza Mendes Soares e os alunos membros do Grupo de Estudos em Tecnologia da Madeira (GETEM).

De acordo com Talita, o evento é voltado para produtores de carvão vegetal, agricultores familiares, técnicos de extensão rural, estudantes e professores das áreas de ciências agrárias, siderúrgica e agentes de fomento.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail talitabaldin@ica.ufmg.br.