UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » ICA realiza programação especial na Semana do Conhecimento a partir de 7 de outubro
02 / out / 2019
ICA realiza programação especial na Semana do Conhecimento a partir de 7 de outubro

Serão expostos 236 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, além da realização de palestras e minicursos

Neste ano, serão expostos mais de 200 trabalhos de pesquisa, ensino e extensão no ICA. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Mais uma vez o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG realiza uma programação exclusiva da Semana do Conhecimento. Entre os dias 7 e 9 serão apresentados 236 trabalhos de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos em educação em pôsteres. E nos dias 14,15 e 16 do mesmo mês serão realizadas palestras, minicursos e outras atividades no campus regional da UFMG em Montes Claros. Até o dia 13 de outubro, estão abertas as inscrições para atividades ofertadas pelo ICA.

Neste ano, o tema norteador do evento é “Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável”. O tema da Semana do Conhecimento é escolhido em concordância com o tema da Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia, que em 2019 é: “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.  Foram inscritos 32 trabalhos na categoria Ensino, 52 trabalhos de Extensão e 152 trabalhos de Pesquisa.

De acordo com o professor Charles Martins Aguilar, que participa da comissão organizadora do evento, a integração entre educação, tecnologia e inovação é um passo para contribuir para o desenvolvimento sustentável. “Acredito que não há uma receita simples ou talvez única que equilibre um desenvolvimento econômico e social sustentável, porém, imagino que a educação superior agregada à tecnologia e inovação, seja parte integrante dos componentes. Nessa perspectiva, é momento de mensurarmos nossas habilidades e competências para compreendermos temas contemporâneos e ligados a outras áreas do conhecimento, que nos auxiliem”, destaca o professor.

O professor comenta que o tema escolhido para a Semana do Conhecimento da UFMG deste ano propõe uma discussão que engloba o campo da academia e também a atual arena política, visando a retomada de um projeto de desenvolvimento global, nacional e local. “Não devemos ter ‘medo’ destes questionamentos, eles vão aflorar em algum instante, daí esta oportunidade que a universidade nos oferece, compatível ao dinamismo produtivo, econômico e tecnológico para nossa vida em comunidade”, ressalta.

Exposição de trabalhos

A apresentação dos trabalhos será no Ginásio Poliesportivo do ICA. Os trabalhos com a melhor avaliação serão premiados com Relevância Acadêmica e seguem para Belo Horizonte para apresentação no campus Pampulha entre 14 e 18 de outubro.

A exposição e avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica acontecem nos dias 7 e 8 de outubro. Na quarta-feira, dia 9, serão expostos os trabalhos de Extensão e de Ensino.

Programação especial

A abertura do evento acontece no dia 14 de outubro no auditório do bloco C, a partir das 9h15. O Coral Universitário do ICA – ICAnto fará a apresentação cultural a partir das 11h30.

A programação local da Semana do Conhecimento conta com palestras sobre os desafios da Universidade na atualidade e seu percurso para a educação de qualidade; Sobre novas cepas probióticas: métodos e critérios de seleção; sobre educação e sustentabilidade, com foco em questões sociais e diversidade; e sobre inteligência artificial e aplicações. A programação local também conta com oficinas e minicursos.

As inscrições de participantes vão até o dia 13 de outubro. A participação é gratuita e aberta ao público. A inscrição deve ser realizada online, pelo site do evento.

O professor Charles aponta que o contexto de crise em que passam as Instituições de Ensino Superior no Brasil abre uma janela de oportunidade de provocar mudanças. “Considerando um modelo de desenvolvimento economicamente dinâmico, socialmente justo e que respeita as condições ambientais, temos na instância atual algo que parece que vai na contramão desta afirmação. Acho que é momento de valorizarmos o diálogo entre Sociedades, Estados e também, Mercado. Da forma como o capitalismo se estruturou na sociedade, onde há desigualdades, assimetrias e exclusões, os objetivos do desenvolvimento sustentável não serão cumpridos”, disse.

Veja a programação completa do Instituto de Ciências Agrárias.