UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » ICA participa do Dia Nacional da Ciência, com a exposição de projetos em vídeo
08 / jul / 2020
ICA participa do Dia Nacional da Ciência, com a exposição de projetos em vídeo

O evento é coordenado pela SBPC e reúne debates e apresentações de projetos de pesquisa e extensão

Comemorado no dia 8 de julho, o Dia Nacional da Ciência contou com programação especial transmitida no canal do YouTube da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Minas Gerais e em suas redes sociais. O Instituto de Ciências Agrárias da UFMG marcou presença na programação, com a apresentação de vídeos sobre projetos desenvolvidos no campus.

Na mesa “Conhecimentos em diálogo”, apresentada a partir das 11h, foi apresentado projeto de extensão coordenado pela professora Leticia Renata de Carvalho. O projeto visa propagar os sistemas agroflorestais articulando conhecimentos acadêmicos, de maneira a atender demandas das comunidades rurais da região. Os quintais agroflorestais reúnem espécies florestais e agrícolas, valorizando o conhecimento da população sobre a biodiversidade local. O projeto foi reconhecido como Destaque de Extensão, no XXII Encontro de Extensão e na Semana do Conhecimento de 2019.

Um dos participantes foi o projeto Sistemas Agroflorestais: estratégias para a melhoria da qualidade da vida camponesa no Norte de Minas Gerais. imagem: reprodução

Assista ao vídeo “Sistemas Agroflorestais disseminando sustentabilidade e melhoria na qualidade da vida camponesa norte mineira” apresentado no eixo “UFMG: a ciência que se constrói em diálogo com outros setores da sociedade”, organizado pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC) da Proex:

Outro projeto apresentado durante o evento foi o Herbário Norte Mineiro, coordenado pela professora Rúbia Fonseca. O Herbário faz parte da Rede de Museus da UFMG e compõe a programação do evento na mesa “A Ciência e os espaços de cultura e arte: Museus e espaços de Ciência”, apresentada a partir das 16h30.

A equipe também criou filtros comemorativos em seu perfil no instagram (@herbarionortemineiro). De acordo com a equipe, o filtro é uma campanha de valorização aos pesquisadores e pesquisadoras e de defesa da Ciência. Saiba como participar publicando uma foto sua usando o filtro do Herbário, que traz as mensagens: “a ciência está no ar”, “ciência é vida”, “ciência pela humanidade”, “vivo com ciência”, entre outras.

O vídeo apresenta a dedicação dos pesquisadores na coleta e manutenção do acervo. Imagem: reprodução

No vídeo, é narrado o histórico dos herbários e sua função social e ecológica, além de apresentar também parte do trabalho dos pesquisadores na coleta e manutenção do acervo. O Herbário Norte Mineiro (MCCA) abriga atualmente uma coleção com mais de 3.900 espécies vegetais e contribui para atividades de educação ambiental sobre a diversidade vegetal regional.

Assista o vídeo “Herbário: uma coleção de plantas que conta a história do tempo” e conheça mais sobre o Herbário localizado no campus do ICA:

A programação continua durante todo o dia e reúne temas como relação entre humano e natureza, a história das pandemias e vacinas, saberes de comunidades tradicionais e a interação com os espaços de ciência e cultura. Saiba mais sobre a participação da UFMG na notícia. A programação completa de Minas Gerais pode ser consultada no site da SBPC.