UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » ICA na Jornada de Extensão: termina quinta votação para escolha dos vídeos que serão apresentados no evento
09 / jun / 2021
ICA na Jornada de Extensão: termina quinta votação para escolha dos vídeos que serão apresentados no evento

O ICA participa do concurso com cinco vídeos e conta com o empenho da comunidade acadêmica para compartilhar e angariar mais votos para os participantes

Nesta edição, a Jornada de Extensão será virtual e o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG quer estar bem representado por alguns de seus estudantes. Para a apresentação no evento  virtual, que será realizado na próxima quarta, 16 de junho, a Pró-reitoria de Extensão realiza um concurso de vídeos, que vai escolher os projetos a se apresentarem na edição comemorativa da 20ª edição do evento. A votação popular termina nesta quinta, dia 10 de junho, e deve ser realizada por meio de formulário online.

A votação é aberta ao público em geral, não é necessário ter vínculo com a UFMG. Cada votante deverá escolher, necessariamente, três vídeos na lista divulgada pela Proex, que foram produzidos e submetidos por estudantes que participam de atividades de extensão na UFMG. As três atividades de áreas distintas mais bem votadas serão apresentadas na Jornada, às 15h, ao vivo, no YouTube da pró-reitoria de Extensão (Proex). Neste ano, a Jornada de Extensão será comemorativa em homenagem ao centenário de Paulo Freire. Em função disso, os estudantes bolsistas foram convidados a explicar como os projetos que participam intercalam três princípios do método Paulo Freire: diálogo, autonomia e esperança.

Conheça, abaixo, os projetos do ICA que participam do concurso:

Gestão e avaliação da Extensão Universitária no ICA

A estudante Iza Mary Ferreira de Jesus, do curso de graduação em Administração, inscreveu no concurso vídeo em que explica o projeto “Participação discente na gestão e na avaliação da Extensão Universitária no Instituto de Ciências Agrárias”.

A estudante inicia o vídeo explicando a importância do diálogo, segundo Paulo Freire, para as relações humanas em diferentes campos da sociedade e inclusive na Universidade. “Principalmente visto as novas circunstâncias de trabalho remoto, nas quais precisamos saber usar as ferramentas adequadas para ter um diálogo eficiente e adequado”. No decorrer do vídeo ela explica como são utilizados os princípios de autonomia e esperança na teoria Paulo Freire e as relações entre os três princípios e sua atuação no projeto em que é bolsista. Veja o vídeo completo:

https://www.youtube.com/watch?v=05n4LpmPexE

Solos na Escola

A estudante Bruna Myrela de Almeida Santos, do curso de Agronomia, apresenta o projeto “Solos na escola”. O projeto é realizado no ICA há sete anos com o objetivo de popularizar o conhecimento teórico e científico sobre solos entre os estudantes do ensino fundamental.

O projeto é realizado por meio de atividades lúdicas, como brincadeiras e visitas técnicas à Universidade pelas escolas de Montes Claros. “Os princípios de autonomia, diálogo e esperança de Paulo Freire se concretizam em nosso projeto”, explica Bruna. “Existe uma troca mútua de saberes entre os envolvidos e não somente de transferência do conhecimento”, comentou. Veja o vídeo completo:

https://www.youtube.com/watch?v=wNjS8aRlHFg

Conselho Municipal de Desenvolvimento Regional Sustentável

O projeto de extensão “CMDRS: colaboração para gestão social, comunicação e participação” foi apresentado pela Isabel Priscila Silva, do curso de Agronomia. A iniciativa apoia a gestão no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Montes Claros, com o incentivo à participação dos produtores rurais nas atividades e encontros do conselho.

“Assim como na metodologia de Paulo Freire, em nosso projeto buscamos fazer com que os produtores ocupem o centro do processo, considerando-os como sujeitos das ações de extensão. Nós levamos em conta suas necessidades e opiniões e trabalhamos e discutimos juntos”, explicou a estudante. De acordo com Isabel, atuar no âmbito do desenvolvimento comunitário rural é uma maneira de transformação da realidade das comunidades com participação da Universidade neste processo. Assista ao vídeo e conheça o projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=-PW_hGkzZOY

Sítio de Saluzinho

Realizado desde 2014, o projeto alia universidade, escolas públicas e agricultores para troca de saberes sobre a agricultura familiar. Foto: Amanda Lelis

A estudante Francine Araújo apresenta vídeo sobre o Sítio de Saluzinho: Centro de Referência da Cultura Material da Agricultura Familiar. A proposta do projeto é articular os saberes tradicionais e acadêmicos por meio de oficinas coordenadas por agricultores e agricultoras urbanos de Montes Claros para estudantes do ensino fundamental. A atividade é realizada desde 2014 num espaço de dois hectares no campus do ICA.

No vídeo são apresentados com texto e imagens como os princípios de Paulo Freire estão intrínsecos às ações do projeto, no alinhamento entre essa rede de troca de saberes entre a Universidade, representada por professores e estudantes bolsistas e voluntários, a escola de ensino fundamental, seus professores e estudantes, e aos agricultores e agricultoras envolvidos no projeto.

São realizadas oficinas de temas diversos vinculados à vida camponesa, entre eles: a brincadeiras tradicionais, frutos e doces de quintal, lavoura, coco de macaúba, mandioca, reciclagem, plantas medicinais, urucum e tintas da natureza, canas e derivados. Saiba mais no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=xI8Wnr9ExRo

Registre seu voto e nos ajude a ter os projetos de extensão representando nossa unidade acadêmica na 20ª Jornada de Extensão. Veja a matéria da Proex, com mais informações sobre o concurso.