UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » I Mostra Ambiental da UFMG reúne cerca de 900 alunos de escolas públicas no campus Montes Claros
05 / jun / 2023
I Mostra Ambiental da UFMG reúne cerca de 900 alunos de escolas públicas no campus Montes Claros

Evento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Alunos visitaram 11 setores do ICA
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado com muitas atividades no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. A I Mostra Ambiental da UFMG reuniu estudantes de escolas públicas de Montes Claros em passeios guiados pela Unidade Acadêmica. A estimativa da organização é de que cerca de 900 alunos tenham passado pela instituição até o fim do dia. De acordo com a coordenadora da Mostra, professora Clívia Possobom, a ideia é de as ações desenvolvidas no evento incentivem trabalhos nas escolas. “Nós mostramos algumas formas práticas de lidar com algumas temáticas com coisas fáceis de se fazer em sala de aula e assim despertar o interesse dos alunos”.

Passeios Guiados

Os alunos aprenderam sobre a biodiversidade
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Os grupos de estudantes foram divididos em dois turnos e visitaram 11 setores do ICA. “Em alguns laboratórios será trabalhado o tema de restauração florestal, tem visita ao Viveiro de Mudas, os alunos vão aprender sobre propagação de espécies, conservação da biodiversidade, no laboratório de Química eles vão entender sobre reações envolvidas na compostagem, entre outras atividades”, explicou a professora Clívia Possobom.
Para a diretora da Escola Estadual Dom Aristides Porto, Nágila Sicupira, a Mostra Ambiental pode ser vista como uma porta que se abre para os estudantes. “É uma oportunidade única para nossos alunos, uma vez que nós estamos em uma comunidade bastante vulnerável. A oportunidade de sair, ter um outro olhar, outra perspectiva é rara para eles. E esta é uma chance de trabalhar a questão ambiental, aumentar o conhecimento e apresentar outras possibilidades aos nossos estudantes” diz.

No laboratório de Química, os estudantes participaram de algumas atividades práticas
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Os alunos assistiram atentos às explicações e tiraram dúvidas. Em alguns setores, como o laboratório de Química, eles puderam ver no microscópio a estrutura de uma folha. Experiências que marcaram o dia de muitos deles. “Eu estou achando tudo muito legal. É uma fonte de conhecimento nova para mim. Eu espero que outros jovens tenham essa oportunidade que eu estou tendo”, conta a estudante do primeiro ano do ensino médio Flávia Ferreira Santos.
Para outros, o primeiro contato com a UFMG em Montes Claros foi um grande incentivo. “Eu gostei muito da oportunidade de conhecer a Universidade. Eu nunca tinha vindo aqui. Eu gostei muito do Viveiro de Mudas. Estou achando tudo muito interessante”, afirma Gabriela Leal, também do primeiro ano do ensino médio.

Visitas Monitoradas Ao Instituto De Ciências Agrárias-Campus Avançado Da UFMG

Escolas interessadas devem fazer o agendamento das visitas guiadas
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

As escolas participantes da I Mostra Ambiental da UFMG foram inscritas previamente. Mas é possível fazer passeios guiados pelo campus durante todo o período letivo. O projeto de extensão Visitas Monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias – Campus Avançado da UFMG tem como objetivo apresentar o ICA à comunidade, contribuindo para uma maior divulgação e conhecimento do mesmo pela sociedade norte-mineira.
As escolas interessadas em visitar o campus devem entrar em contato pelo telefone (38) 2101-7790 ou pelo e-mail visitas.ica.ufmg@gmail.com . No agendamento, é definido o tema a ser abordado durante a visita.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)