UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Extensão: Estudantes da zona rural de Coração de Jesus visitam o ICA
26 / out / 2022
Extensão: Estudantes da zona rural de Coração de Jesus visitam o ICA

Grupo conheceu um pouco dos cursos oferecidos e estrutura da UFMG em Montes Claros

Grupo da E.E. São José conheceu os cursos oferecidos no ICA e possibilidades de assistência estudantil. (Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Conhecer as possibilidades para o campo sob um novo ponto de vista e também outras oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. Alunos da Escola Estadual São José, da comunidade de Xiri – zona rural de Coração de Jesus – viajaram mais de 70 quilômetros para conhecer de perto o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Logo na chegada, foi feita uma breve apresentação dos cursos de graduação oferecidos pela Unidade Acadêmica e também foram informados a respeito da assistência estudantil. A atividade faz parte do projeto de Visitas Monitoradas ao ICA. “O objetivo do projeto é organizar as visitas demandadas pelas escolas da região. Normalmente, seguimos o objetivo apresentado pela escola. Nós temos monitores que atuam na condução das visitas e em cada setor, há um responsável que vai falar sobre o funcionamento do setor”, explica a coordenadora do projeto, professora Clívia Possobom.

Alunos conheceram um pouco da estrutura do campus da UFMG em Montes Claros. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

A direção da escola solicitou a visita com o objetivo de apresentar cursos relacionados ao meio rural. “Nossa escola fica na zona rural e muitos dos nossos alunos que concluem o ensino médio, não saem para fazer o ensino superior porque eles não sabem do que é oferecido aqui na região. A gente quis oferecer a eles a oportunidade de conhecer cursos que tenham relação com a realidade deles, que eles possam aplicar também onde moram”, afirmou a diretora Zilma Oliveira.

No viveiro de frutíferas, o grupo aprendeu como fazer uma enxertia. (Foto: Ana Cláudia Mendes?UFMG)

Depois das palestras, grupo de 40 alunos e sete funcionários da escola percorreram o campus. Os estudantes conheceram o viveiro de mudas frutíferas e aprenderam como fazer um enxerto. No horto medicinal, a turma conheceu melhor as propriedades terapêuticas de algumas plantas. Foram feitas visitas também à fazenda, onde o grupo conheceu o aviário, equinos, bovinos, viu como se utiliza uma ordenhadeira mecânica e o funcionamento de um biodigestor. Muitos ficaram animados com o que viram. “Eu me interessei pelos cursos de Agronomia e Engenharia de Alimentos. E também gostei muito daqui. Eu fiquei olhando os alunos da universidade e senti que aqui é um bom lugar para se estudar não só pela qualidade do ensino, mas também pela boa convivência”, disse a aluna do oitavo ano Ana Luíza Ruas Gomes.

Os estudantes conheceram os trabalhos que são desenvolvidos na fazenda. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Gabrielle Moreira é estudante do terceiro ano do ensino médio e sonha em cursa Administração. Ao conhecer melhor o ICA, a aluna já faz planos para o futuro. “Eu gostei muito da estrutura da universidade, o campus me passou muita tranquilidade. Vou me esforçar para ingressar aqui. É a minha primeira opção”.

Visitas monitoradas
Instituições de ensino interessadas em agendar uma visita monitorada ao campus da UFMG em Montes Claros devem entrar em contato pelo e-mail: possobom@ufmg.br.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)