UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Eventos inéditos e comemorativos marcam o ano de 2018 do ICA
27 / dez / 2018
Eventos inéditos e comemorativos marcam o ano de 2018 do ICA

Os 50 anos da UFMG no Norte de Minas foi o marco do ano letivo, com comemorações e a transferência da reitoria para a unidade acadêmica por um dia

Eventos de diversos tipos ao longo de 2018 possibilitaram à comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA-UFMG) momentos de lazer, de aprendizado, de reflexão, de confraternização. Entre os momentos marcantes, está a transferência simbólica da reitoria para o ICA em virtude da comemoração dos 50 anos da presença do Norte de Minas, comemorados em 2018. O campus teve eventos inéditos este ano, como o primeiro Domingo no Campus e a abertura da Semana de Saúde Mental da UFMG.

Registrados no Sistema de Informação da Extensão da UFMG, foram cerca de 70 eventos realizados pela unidade acadêmica entre ciclo de debates, congressos, exposições, seminários e outros.

50 anos da UFMG no Norte de Minas

Este ano comemoramos os 50 anos da presença da UFMG em Montes Claros, e em novembro foi realizado evento com presença da comunidade e de autoridades locais, no qual foram feitas homenagens e um resgate histórico da unidade. A transferência simbólica da Reitoria para Montes Claros, a posse de diretoria para a gestão 2018-2022 e a celebração dos 50 anos fizeram da cerimônia um acontecimento importante para o ICA em 2018.

A reitora Sandra Goulart esteve no campus para as comemorações de 50 anos. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Integração

O campus teve intensa movimentação no mês de maio, pela realização de dois importantes eventos. O Domingo no Campus, evento tradicionalmente realizado em Belo Horizonte, teve sua primeira edição no campus Montes Claros. Cerca de 500 pessoas entre Estudantes, docentes, servidores e colaboradores disfrutaram com amigos e familiares de uma programação diversificada, permitindo também a integração da comunidade interna e externa com o campus do ICA. Já no final do mês, o Campo no Campus trouxe ao campus do ICA cerca de 530 participantes da região para as mais de 30 oficinas gratuitas teóricas e práticas.

Comissão organizadora do primeiro Domingo no Campus no ICA. Foto: Amanda Lelis/UFMG

A comunidade acadêmica se reuniu no mês de junho para o Arraiá do ICA, que trouxe um número significativo de pessoas externas à universidade para aproveitar as comidas típicas, três apresentações musicais e de dança. No mês de outubro, os servidores da UFMG aproveitaram a Semana do Servidor 2018, cujo tema foi Conhecendo e Vivendo a UFMG. Membros da comunidade do campus Montes Claros participou de oficinas no Sítio de Saluzinho, visitou o Parque Estadual Lapa Grande em Montes Claros e conheceu a Casa da Glória, em Diamantina.

Troca de conhecimento

Em outubro, dois eventos na unidade promoveram o intercâmbio de conhecimento. A exposição de trabalhos de estudantes do ICA para a participação na 27ª Semana do Conhecimento resultou em três trabalhos de estudantes do ICA reconhecidos dentre os melhores apresentados durante a Semana. Além da exposição de trabalhos, a programação local trouxe palestras e minicursos para a comunidade acadêmica.

Na sétima edição da Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais, o ginásio recebeu a exposição de trabalhos de alunos dos níveis fundamental, médio e técnico e superior de instituições de ensino públicas e privadas da região.

Saúde Mental

“Esperança Resistente” foi o tema da Semana da Saúde Mental, realizada neste ano. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Os temas relativos à saúde mental foram abordados em eventos este ano. Pela primeira vez, a unidade recebeu a abertura da VI Semana de Saúde e Mental Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais, realizada em maio e promovida anualmente pela Rede Saúde Mental UFMG vinculada à Pró-reitoria de Extensão. Ainda na programação do evento, a comunidade participou da  roda de conversas “Vida acadêmica e saúde mental”.

O tema também foi tratado no Ciclo de Palestras Gestão de Quê?, em palestra ministrada em março pelo professor Ernesto Venturini, da Università degli Studi della Repubblica di San Marino, para a conferência “A saúde mental em tempos de cólera: primeiramente…”. No segundo semestre, o ICA realizou o Seminário Setembro Amarelo, com palestra e conversatório que contaram com a participação de especialistas.

Para além do campus

O Instituto de Ciências Agrárias fez algumas participações em eventos importantes institucionalmente. Na 27ª Festa Nacional de Pequi realizada em março, em Montes Claros , estudantes, professores e técnicos do Instituto de Ciências Agrárias apresentam trabalhos de pesquisa e extensão no evento. Nos meses de junho e julho, o ICA marcou presença em mais uma edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros, a Expomontes. O ICA participou com um estande apresentando as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade.

A UFMG participou da Expomontes com uma série de atividades para os visitantes. Foto: Amanda Lelis/UFMG