UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Evento estimula empreendedorismo e inovação entre os universitários
30 / nov / 2017
Evento estimula empreendedorismo e inovação entre os universitários

Encontro realizado no campus do ICA propõe a estruturação de um grupo de apoio na universidade

Imagine um sistema automatizado, eficaz e acessível, para o controle do volume de água, que pudesse ser adequado ao local de instalação, seja para monitoramento da água de um rio ou do reservatório de uma fazenda. O que era uma ideia já está ganhando corpo em um protótipo, desenvolvido por um estudante do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros. Esta foi uma das sete iniciativas apresentadas durante o evento “Empreendendo ao ar livre”, realizado nesta quarta-feira, 29 de novembro, no campus do ICA.

Sete projetos foram apresentados pelos alunos e avaliados por uma banca de especialistas. [Foto: Amanda Lelis/UFMG]

“Temos pesquisas sendo desenvolvidas na universidade que podem virar um negócio, uma empresa. A ideia é estimular os alunos a pensar um pouco fora da caixa. Promover um espaço para a troca de experiências e uma rede de apoio para aqueles que desejam empreender na universidade”, explicou Júnio Cota, professor do ICA e organizador do evento.

De acordo com o professor, o encontro foi um primeiro passo, visando mapear as iniciativas já existentes na universidade, para estabelecer estratégias de apoio aos grupos empreendedores para o próximo ano.

No evento, também participaram representantes da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ecossistema Minas Up.

Soluções para o cotidiano

O protótipo para monitoramento e gestão de uso de água está sendo desenvolvido por Leonardo Nascimento, que cursa o 4º período de agronomia no ICA. Ele desenvolveu o projeto dentro do Grupo de Estudos em Recursos Hídricos do Semiárido Mineiro e apresentou parte dos resultados na Semana do Conhecimento da UFMG, realizada em outubro.

O jovem, de 22 anos, também cursa engenharia elétrica e tem curso técnico em informática. A facilidade com as tecnologias contribuiu para a criação de uma plataforma específica à demanda encontrada por Leonardo. “Eu aproveitei os dois problemas que estava vendo: a falta de automação e a questão da crise hídrica e desenvolvi uma solução para eles”, contou. A iniciativa do aluno partiu da busca por uma solução eficaz e acessível para diferentes públicos.

O protótipo foi instalado em regime de teste em um reservatório de água na universidade e permaneceu em experimentação por um mês, registrando os dados de uso e gestão de água daquele reservatório no campus. “Como ele vai funcionar: ele vai gerenciar quanto de recurso hídrico você tem, para onde ele vai, quais são as suas prioridades. E, além disso, vai gerando informações de como o recurso foi usado, em que momento foi usado, através de data, hora e ações. A gente desenvolveu uma plataforma, com um sensor próprio para isso, um código próprio para essa aplicação. Depois de todo esse processamento, além de gravar, a próxima etapa é desenvolver um banco de dados para armazenar essas informações”, completou Leonardo.

Outra iniciativa apresentada foi o Learn in Practice (LIP). O projeto, exposto por Reivison Soares Silva, aluno do 8º período de administração no ICA, visa proporcionar parcerias entre empresas públicas e privadas com universidades e escolas técnicas.

São três sócios envolvidos na iniciativa. A proposta, que já está sendo desenvolvida, é a criação de uma plataforma em que as empresas possam demandar soluções para problemas práticos da rotina. A partir de um cadastro das empresas e instituições de ensino, poderão ser divulgados os desafios empresariais que necessitam de solução. “A empresa iria disponibilizar problemas reais, que poderiam ser resolvidos por acadêmicos, integrando teoria e prática. A gente quer fazer a ponte entre o aluno e a empresa. Isso pode abranger todas as áreas de conhecimento em que a empresa possa ter dificuldade”, explicou Reivison.

Durante o encontro, este projeto foi escolhido pelos especialistas para participar gratuitamente de um evento de empreendedorismo e inovação que será realizado em Montes Claros em dezembro. Além destes dois projetos, outras cinco iniciativas foram apresentadas e avaliadas pelos especialistas.

O estudante Leonardo Nascimento desenvolveu um protótipo para monitoramento do consumo de água. [Foto: Amanda Lelis/UFMG]

Texto: Amanda Lelis