UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Estudantes com relevância acadêmica representam o ICA em Belo Horizonte
16 / out / 2019
Estudantes com relevância acadêmica representam o ICA em Belo Horizonte

Iniciam hoje as apresentações dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão

Serão apresentados em BH 23 projetos do ICA. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Os estudantes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG contemplados com Relevância Acadêmica na 28ª edição da Semana do Conhecimento UFMG já estão em Belo Horizonte para apresentação que inicia nesta quarta, dia 16. Serão apresentados 23 trabalhos do ICA no campus Pampulha.

Os estudantes receberam a premiação na última segunda-feira, dia 14, após a cerimônia de abertura do evento no ICA. “Os números da Semana do Conhecimento são significativos. No ICA são em torno de 9% dos trabalhos inscritos e apresentados no âmbito da UFMG. Para além dos números é importante ressaltar a qualidade e o trabalho conjunto entre estudantes, docentes e técnicos que se envolveram nesse esforço”, comentou o diretor da Unidade Acadêmica, Leonardo David Tuffi Santos durante a solenidade de abertura do evento. Foram apresentados mais de 230 trabalhos no ICA.

O diretor comentou sobre a importância do envolvimento dos estudantes com os projetos e o retorno deles para sua formação. “Tudo aquilo que é trabalhado, valorizado e apreendido durante a Iniciação Científica e nos projetos e programas de pesquisa, ensino e extensão é visto com bons olhos no mercado. É preciso que tenham a vontade, tempo e dedicação para se envolver com essas atividades. Valorizar aquilo que produzimos dentro da Universidade e tem papel fundamental para a crescimento da nossa sociedade e para a resolução de problemas reais na sociedade brasileira é fundamental”, comentou.

Leonardo David Tuffi: é importante valorizar o que é produzido na Universidade. Foto: Amanda Lelis/UFMG

O vice-diretor, professor Helder dos Anjos, ressaltou o papel de formação cidadã da Universidade. “A universidade é também um espaço de inundar o conhecimento. Só faz sentido quando esse processo de formação e construção de conhecimento se faz chegar a quem ele é de direito: à sociedade. Chegamos ao momento da nossa juventude acadêmica disputar espaço no ambiente da pesquisa, extensão e ensino. E também de disputar seu espaço no âmbito da UFMG. Nossos estudantes que estão indo para Belo Horizonte estão representando o Instituto de Ciências Agrárias”, disse.

A palestra de abertura da Semana do Conhecimento no ICA foi realizada pelo neurolinguista Victor Patrick Silva Teixeira. O tema foi Desafios da universidade na atualidade e seu percurso para a educação de qualidade

Palestra de abertura do evento. Foto: Amanda Lelis/UFMG

O palestrante comentou sobre o contexto atual de mudança de paradigmas seja nas formas de busca por informações, com a era da internet, seja nos modelos de comunicação pelos serviços de telefonia, até nas formas de relacionamentos com a popularização do uso de aplicativos. “Pessoas com resistência à mudança perdem oportunidades, isso acontece quando ficamos presos em velhos paradigmas. O que gera uma crise com foco nos modelos ultrapassados de aprendizagem e nos chama para uma autorreflexão”, reforçou.

Em sua palestra, Victor apontou novas perspectivas de aprendizagem e de formação, considerando metodologias e ferramentas que possam ser mais efetivas no envolvimento dos estudantes.

A programação da Semana do Conhecimento no ICA continua até esta quarta, dia 16, com palestras e minicursos.