UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Escola de Inverno sobre direitos humanos começa na quarta-feira
29 / jun / 2021
Escola de Inverno sobre direitos humanos começa na quarta-feira

Curso de extensão terá encontros semanais e virtuais até 1° de setembro; inscrições estão abertas

Mural na Bolívia: segunda edição da Escola de Inverno tem foco na América Latina. Imagem: Youth for Human Rights Brasil

A Escola de Inverno – Educação em Direitos Humanos será inaugurada nesta quarta-feira, 30 de junho. A aula de abertura, sobre educação para direitos humanos na América Latina, terá início às 17h e será ministrada pela professora Marlise Matos, do Departamento de Ciência Política da UFMG, e por Rodolfo Brardinelli, docente da Universidade Nacional de Quilmes (Argentina). A mediação estará a cargo da pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, atual coordenadora da Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

A aula de abertura terá ainda a presença da reitora Sandra Goulart Almeida e do diretor adjunto de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, Dawisson Lopes.

Iniciativa da UFMG e da AUGM, a Escola de Inverno terá dez aulas, sempre às quartas-feiras, das 17h às 20h, até 1° de setembro. Todas as aulas serão transmitidas pelo canal da Pró-reitoria de Extensão da UFMG no YouTube.

As inscrições podem ser feitas até quarta, dia 30, em formulário eletrônico que tem versões em português e espanhol. A formação é aberta ao público geral, em especial estudantes de graduação e pós-graduação, professores, servidores técnico-administrativos de universidades e gestores de políticas públicas.

Marlise Matos coordena pesquisas sobre a mulher na UFMG. Imagem: reprodução YouTube

Abordagem ampliada
Em sua segunda edição, a Escola de Inverno tem o objetivo de promover reflexões aprofundadas sobre os princípios, valores e aspectos que marcam os direitos humanos no Brasil, na América Latina e no mundo. Discutem-se os aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais.

Cada encontro terá dois docentes, um servidor técnico-administrativo e um representante da cátedra, que atuará como mediador. Em suas exposições, os docentes vão articular teoria e prática de temas como direitos humanos e população LGBTQI+, imigração, refúgio e educação para a igualdade racial e de gênero.

As aulas serão ministradas por professores de 12 universidades vinculadas à Cátedra de Direitos Humanos da AUGM. As universidades do Chile, Mayor de San Andrés (Bolívia) e Nacional do Litoral (Argentina) são algumas das instituições participantes do projeto. No Brasil, além da UFMG, o evento reúne professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Unicamp.

Esta edição da Escola de Inverno recebeu cerca de 1.500 inscrições. A organização criou grupos de Whatsapp (em português e espanhol) por meio dos quais serão compartilhados materiais utilizados nas aulas e informações de interesse.

Os certificados (30 horas-aula) serão emitidos pela UFMG para os participantes inscritos que cumprirem 75% das atividades.

primeira edição do curso foi realizada em fevereiro de 2020, nos auditórios da Faculdade de Ciências Econômicas, campus Pampulha. Outras informações estão disponíveis no site da Proex.