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23 / jun / 2020
Engenharias e ciências exatas discutem planejamento de retorno das atividades

Em fórum on-line nesta quarta, professores abordarão suas experiências com o ensino remoto

Escola de Engenharia, no campus Pampulha, abriga 11 cursos de graduação. Imagem: Lucas Braga / UFMG

A terceira edição da série de fóruns on-line que a UFMG está promovendo para debater a retomada das atividades acadêmicas será realizada nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 14h. Desta vez, professores e estudantes farão uma análise das condições dos cursos das áreas de engenharia e ciências exatas. O evento terá transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube, com tradução em Libras.

O Fórum terá dois blocos. O primeiro reunirá experiências e impressões de docentes que já produziram videoaulas e material que pode ser usado no ensino remoto. Os relatos serão feitos pelos professores Luiz Antônio Aguirre, Ernani Sales, ambos da Engenharia, Lucas Lages e Renato Antônio Celso, dos Departamentos de Física e Ciência da Computação, respectivamente.

No segundo bloco, os discentes Guilherme Ximenes, do curso de Engenharia de Sistemas, e Thomas Carrieri, de Matemática, vão expor a visão dos estudantes sobre o momento. A mediação será feita pela professora Cristina Alvim, presidente do Comitê Permanente para Enfrentamento ao Coronavírus da UFMG.

A pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, que fará a abertura do encontro, explica que a situação imposta pela pandemia de Covid-19 obrigou a UFMG a estruturar um plano de ação emergencial para apoiar a comunidade na preparação para o retorno das atividades acadêmicas. “Os fóruns on-line integram essas ações e, mesmo abordando questões e situações específicas das áreas do conhecimento, constituem espaço privilegiado para troca de experiências em relação a diferentes estratégias pedagógicas que podem ser incorporadas por outras áreas e cursos, favorecendo, inclusive, a identificação de possibilidades de ações interdisciplinares”, afirma.

Ainda segundo a pró-reitora de Graduação, os fóruns também são espaço de diálogo com os estudantes UFMG, “que têm contribuído significativamente com suas avaliações, experiências e propostas”.

primeiro fórum, realizado no fim de maio, pôs em discussão os impactos gerais da pandemia no ensino superior, em especial na UFMG, e, no segundo, ocorrido no último dia 10, foi abordado o contexto dos cursos de saúde. A quarta edição está prevista para 8 de julho. Os eventos, gravados, estão disponíveis no canal da CAC no YouTube.

Os fóruns são realizados no âmbito do Programa Integração Docente, parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). A iniciativa é apoiada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

O Programa promove ações de formação para os docentes destinadas ao uso das tecnologias digitais no ensino, como oficinas, minicursos, fóruns on-line e webinars, além de disponibilizar tutoriais e guias de apoio tecnológico. Mais informações estão disponíveis no site do Programa.

Debate com a comunidade
A retomada das atividades presenciais na UFMG vem sendo debatida no âmbito dos órgãos de deliberação superior e da própria comunidade. Neste mês, o Conselho Universitário e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) apreciaram as propostas de planejamento para o retorno das aulas, por meio do ensino remoto emergencial, que foram apresentadas pelas câmaras de Graduação e Pós-graduação da UFMG.

Os documentos foram encaminhados às diretorias das unidades para que sejam incorporadas sugestões adicionais da comunidade. O objetivo é subsidiar o Cepe na definição de datas, prazos e detalhamentos para recomposição do calendário acadêmico.