UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Enade 2022: curso de Administração do campus Montes Claros obtém conceito 5
01 / nov / 2023
Enade 2022: curso de Administração do campus Montes Claros obtém conceito 5

Curso obteve conceito máximo na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O curso de Administração do campus Montes Claros foi criado em 2009
Foto: Ingrid Stéfany I UFMG

O curso de Administração do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG obteve conceito 5, avaliação máxima do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP). O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 31 de outubro pelo Ministério da Educação e pelo INEP. Acadêmicos concluintes do curso fizeram a prova no dia 27 de novembro de 2022.
De acordo com o INEP, a prova do Enade/2022, com duração total de 4 (quatro) horas, apresentou um componente de avaliação de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e um Componente Específico de cada Área. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei n. o 10.861, de 14 de abril de 2004 (BRASIL, 2004).

Avaliação do curso de Administração

Para o coordenador do curso de Administração, professor André Luiz Athayde, o conceito 5 do ENADE é reflexo do empenho de todos os envolvidos no curso
Foto: Ingrid Stéfany I UFMG

Ao todo, 10 cursos da Universidade Federal de Minas Gerais foram avaliados em 2022. Do campus Montes Claros, somente o curso de Administração passou pela avaliação. Para o coordenador do curso, professor André Luiz Athayde, o conceito máximo no ENADE mostra a qualidade da formação oferecida pela UFMG no Norte de Minas. “O conceito máximo no Enade obtido pelo curso de Administração da UFMG Campus Montes Claros representa uma conquista considerável, em especial se levarmos em conta que se trata de um curso relativamente novo, com menos de 15 anos de sua implementação. É um indicativo de que os esforços de todos os envolvidos direta e indiretamente foram capazes de gerar conhecimento”.
O coordenador afirma que ainda há desafios a serem superados, mas o resultado aponta que o curso está no caminho certo. “Embora as necessidades de melhoria ainda sejam muitas, podemos ousar dizer que temos, na UFMG Campus Montes Claros, um curso de Administração público, gratuito e de qualidade”, afirma.

Sobre o curso de Administração da UFMG em Montes Claros

O curso de Administração oferece 40 vagas para o período noturno
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

O curso de Administração da UFMG em Montes Claros foi criado com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e oferecido pela primeira vez no vestibular 2009. Os estudantes têm formação moderna e inovadora, alicerçada na experiência e na tradição da UFMG, adaptada à realidade norte mineira e integrada ao desenvolvimento nacional. O curso oferece, também, aos estudantes, conhecimentos de Administração que lhes possibilitem tomar decisões precisas, na velocidade que o mundo globalizado exige e com visão holística dos assuntos nacionais e internacionais.
A formação de um profissional voltado à realidade regional, nacional e internacional, é complementada por meio de viagens de estudos, seminários, palestras, bem como de estágios em empresas conceituadas da região. O modelo inovador no ensino é abrangente, flexível e dinâmico, e os estudantes são parceiros ativos no processo de aprendizagem que se centra no desenvolvimento das competências. A heterogeneidade das demandas econômicas, sociais, políticas, ambientais, demográficas, assim como ética e cidadania são dimensões essenciais neste processo.
A formação do curso é generalista, mas, ao longo de seu percurso, o estudante poderá optar pelo aprofundamento de conteúdos em áreas específicas da Administração. Para dinamizar o curso, foram desenvolvidas disciplinas optativas que fundamentarão a formação complementar, possibilitando ao estudante cursar matérias de acordo com seu interesse. Portanto, o curso atende às demandas e à vocação da região e do país em geral.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)