UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Em visita ao ICA alunos de escola da zona rural de Montes Claros aprendem sobre sustentabilidade
31 / maio / 2023
Em visita ao ICA alunos de escola da zona rural de Montes Claros aprendem sobre sustentabilidade

Turma de 40 estudantes veio da comunidade de Santa Bárbara

Visita foi organizada com a temática da sustentabilidade
Foto: Ingrid Stéfany I UFMG

A quarta-feira começou de um jeito diferente para alunos do sexto e oitavo anos do ensino fundamental da Escola Municipal Manoel Pereira do Nascimento, da comunidade rural de Santa Bábara, a 10 quilômetros de Montes Claros. Os 40 estudantes fizeram uma visita monitorada ao Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG.
N atividade, que faz parte do projeto de extensão “Visitas Monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias – Campus Avançado da UFMG”, foram realizadas visitas a setores ligados à temática da sustentabilidade. A pedido da direção da escola, o assistente social da instituição, Waldeir Sales, fez a solicitação da visita junto ao ICA. “Este ano, nós escolhemos trabalhar junto aos alunos a sustentabilidade, na parte de energias renováveis, resíduos sólidos, plantio de árvores e hortas. Então, nada melhor que conhecer uma universidade que estuda esta área. A ideia é de que o aprendizado dos alunos na escola seja complementado com o que eles virem aqui. E isso, eles levam para casa para compartilhar com a família”, explica Sales.

Durante a visita, alunos tiraram dúvidas sobre os temas apresentados
Foto: Ingrid Stéfany I UFMG

No laboratório de Energia e Controle da Poluição na Agricultura, o grupo aprendeu sobre compostagem. Em seguida, os estudantes visitaram uma área verde onde foi abordado o trabalho do Engenheiro Florestal em relação manejo de plantas nativas da região. O grupo também conheceu diferentes tipos de solos e rochas no laboratório de Solos e possibilidades de produção de carvão sustentável, como o biocarvão, além do biodigestor.

Estudantes conheceram o funcionamento do biodigestor
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Atentos a todas as explicações, os alunos já saíram da visita com planos para aplicarem em casa. “O que mais me chamou a atenção foi o uso do biocarvão para o desenvolvimento das plantas. Na minha casa temos uma plantação e nós utilizamos mais adubo. Agora, posso estudar outra possibilidade”, conta Sinval Júnior, estudante do oitavo ano do ensino fundamental.
E teve também aluno fazendo planos de estudar no ICA. “Gostei muito da Engenharia Florestal, eu convivo muito com a natureza. Quem sabe quando eu terminar o ensino médio eu venha estudar aqui”, afirma Marcelo Fernandes também do oitavo ano.

Sobre o projeto de visitas monitoradas

As visitas das escolas devem ser agendadas
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

O projeto de extensão Visitas Monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias – Campus Avançado da UFMG tem como objetivo apresentar o ICA à comunidade, contribuindo para uma maior divulgação e conhecimento do mesmo pela sociedade norte-mineira.
As visitas são organizadas de acordo com a demanda apresentada pela instituição. As escolas interessadas em visitar o campus devem entrar em contato pelo telefone (38) 2101-7790 ou pelo e-mail visitas.ica.ufmg@gmail.com .

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)