UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Em solenidade de Colação de Grau, ICA tem novos bacharéis
28 / set / 2021
Em solenidade de Colação de Grau, ICA tem novos bacharéis

O diretor em exercício, Helder dos Anjos, ressaltou o importante papel que os novos profissionais terão para atuar na transformação da realidade pós-pandemia

Helder dos Anjos: formação crítica para o bem estar social e a redução das desigualdades. Imagem: reprodução

Nesta semana, o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG celebra os 51 novos bacharéis formados nos cursos de graduação no primeiro semestre letivo de 2021. A solenidade de Colação de Grau foi realizada na última segunda, dia 27 de setembro, em regime remoto e transmitida ao vivo pelo canal do ICA no Youtube e com tradução na Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS). O evento teve cerca de 800 visualizações e a participação dos formandos, coordenadores e subcoordenadores dos cursos e convidados de honra. Em discurso, o diretor em exercício professor Helder Augusto dos Anjos ressaltou o importante papel dos novos profissionais na atuação por um bem-estar social dos brasileiros, frente ao contexto pós crise provocada pela pandemia de covid-19.

Professor Helder ressaltou o alto número de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade e das oportunidades oferecidas. E parabenizou aos estudantes, as famílias e todos os envolvidos na educação pela observância das medidas da prevenção da covid-19 que permitiu a regressão dos altos níveis de contágio que atingiram o país em 2020. “Essa postura responsável contribuiu para uma decisão importante de retorno cuidadoso das atividades, salvaguardando o direito de todos à educação, a UFMG não parou nesse momento. Vocês, agora bacharéis, terminam essa etapa da vida num momento em que o mundo presencia ataques à razão,  à Ciência. Então, lembrem-se: a democracia não garante a liberdade, mas a liberdade garante a democracia”, comentou o professor em discurso.

Helder reafirmou o importante papel da Universidade na atuação a favor da sociedade, com campanhas e outras iniciativas que subsidiaram estratégias de defesa da vida. E reiterou que o esforço da Universidade é pela formação crítica e pela atuação pelas demandas sociais. “Não estamos preparando vocês para o mercado, mas para a sociedade. Pois a desigualdade é imensa no país e precisamos de um sentimento crítico de ação”, comentou.

Marlon Alexander: “somos vencedores e capacitados para novos desafios. Somos a força da Federal no Norte de Minas, somos a UFMG!”. Imagem: reprodução

Receberam o título de bacharéis os formandos dos cursos de graduação em Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia. O bacharel Malon Alexander, do curso de Agronomia, representou os formandos e também trouxe os imprevistos da pandemia em seu discurso. O, até então formando, comentou sobre o período de restrição das atividades presenciais e a falta de momentos de partilha como as festas, o almoço com os colegas no restaurante universitário, os jogos esportivos no campus, os desafios impostos pela pandemia e pelo ensino remoto. “Cada um de nós traçou o seu caminho, foi forte e persistiu e hoje é dia de celebrar por chegarmos até aqui. Hoje encerramos mais um ciclo, que também está começando, aos colegas e amigos do ICA, Sucesso! Que seja um recomeço cheio de novas experiências. Somos vencedores e capacitados para novos desafios. Somos a força da Federal no Norte de Minas! Somos a UFMG!”, discursou.

O vídeo da Colação de Grau continua disponível no canal do Youtube do ICA pelo link.