UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Em evento remoto e on-line, ICA confere o título de bacharel aos formandos do segundo semestre de 2020
29 / abr / 2021
Em evento remoto e on-line, ICA confere o título de bacharel aos formandos do segundo semestre de 2020

A colação de grau dos seis cursos de graduação foi realizada nesta quinta, 29, e transmitida ao vivo pelo canal do ICA

A transmissão contou com a interpretação em Libras por profissionais do NAI. Na imagem, o diretor Helder Augusto, a formanda e juramentista Anna Clara Rodrigues, a intérprete de libras Luciene de Macedo e a secretária Priscila Gomes. Imagem: reprodução youtube.

Na manhã desta quinta-feira, 29 de abril, foi realizada solenidade de colação de grau dos 62 estudantes que concluíram os cursos de graduação do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG no segundo semestre de 2020. Em evento remoto e on-line, com transmissão ao vivo, foi conferido o grau de bacharel aos novos profissionais.

A cerimônia marcou a conclusão do ciclo dos estudantes dos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia. A transmissão contou com o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMG para a interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“No último ano, fomos compelidos a experimentar novas formas de realizar os mais corriqueiros atos: de nos relacionar, de celebrar, de ensinar, de aprender, de vivenciar a academia. Sempre pensando em como promover a vida, em face da pandemia do novo coronavírus”, assim teve início a solenidade. Na voz da secretária do ICA, Priscila Gomes, as boas-vindas aos formandos veio acompanhada da reafirmação do compromisso da Universidade com sua comunidade para a adaptação dos processos de ensino-aprendizagem e de outras atividades para a continuidade da oferta de ensino de qualidade e produção acadêmica e científica.

O diretor em exercício da Unidade Acadêmica e presidente em exercício da Congregação do ICA, professor Helder dos Anjos Augusto, também comentou em seu discurso sobre o cenário atual e reforçou o papel valoroso da ciência e da tecnologia diante à pandemia de covid-19 e a importância de se respeitar e defender sua liberdade de execução e difusão dos resultados.

Durante os juramentos, os formandos se comprometeram com a ética de sua realização profissional, item sempre destacado pelo diretor em sua fala. Helder enfatizou o importante papel que os novos profissionais terão diante desta nova realidade imposta na contemporaneidade . “Vocês terminam essa etapa num tempo em que o mundo vive um ataque à razão, com posições irracionais em relação à ciência. É o momento de atuarem nos desafios regionais do Brasil e aplicarem todo o conhecimento que adquiriram em prol da sociedade. Sintam-se qualificados e sigam avante para ajudar a construir um mundo melhor”, disse.

Foram quase 600 visualizações ao vídeo, ao longo do evento ao vivo. Os convidados puderam assistir os formandos durante a colação. Imagem: reprodução

Outro ponto reforçado pelo diretor foi sobre o desafio que a Universidade e os estudantes precisaram enfrentar de se reinventarem e se adaptarem às novas circunstâncias com resiliência. Helder atentou os novos bacharéis de que esta será uma exigência que se apresenta durante toda a vida profissional. O vídeo da solenidade continuará disponível no canal do Youtube do ICA, pelo link.