UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Educação Infantil no Campus
04 / out / 2022
Educação Infantil no Campus

Alunos do Cemei Doutor Mário Ribeiro conheceram Unidade da UFMG em Montes Claros

Cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino participaram da atividade promovida pelo projeto de extensão “Responsabilidade Social, Promoção de Vida e Formação Cidadã – Juntando Forças”, do ICA. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Nesta terça-feira, dia 04, a Educação Infantil se encontrou com Ensino Superior. Alunos do Cemei Doutor Mário Ribeiro fizeram uma visita ao campus da UFMG em Montes Claros. A atividade faz parte da Semana do Conhecimento do ICA. Ao todo, 150 estudantes, entre 04 e 06 anos, visitaram a Unidade Acadêmica. A ação foi realizada pelo projeto de extensão “Responsabilidade Social, Promoção de Vida e Formação Cidadã – Juntando Forças”, coordenado pela professora Anna Christina de Almeida. “Essas crianças fazem parte das famílias que atendemos dentro do projeto social. Sempre fazemos atividades que envolvem nossos alunos com as famílias. Estamos no mês das crianças e hoje é dia de São Francisco de Assis (santo protetor dos animais segundo a igreja católica), então esta se mostrou a ocasião perfeita para a visita, já que nosso campus abriga muitos animais. Como eles estão estudando insetos na escola, o grupo visitou nosso laboratório de Entomologia (área da ciência dedicada ao estudo dos insetos). Teve também visita à fazenda e ao laboratório de Química”, explicou Anna Christina de Almeida.

Os insetos chamaram a atenção dos pequenos. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Os alunos foram divididos em grupos que se revezaram entre as atividades. No laboratório de Entomologia, os pequenos se mostraram bastante curiosos com as espécies apresentadas, muitas desconhecidas por eles. Mas foram os vagalumes e as borboletas a grande atração.

As borboletas despertaram a atenção das crianças. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

A diretora da escola acompanhou toda a visita. “Como estamos trabalhando o estudo dos insetos na escola, aqui eles tiveram a chance de ver no concreto aquelas figuras que mostramos em sala de aula. Foi muito produtivo”, afirmou Adriana Caldeira Mourão.
No laboratório de Química, o professor Charles Martins Aguilar mostrou à meninada alguns experimentos. As crianças viram como reações químicas podem gerar calor e energia. E também entenderam porque não devem manusear produtos químicos.

Os alunos aprenderam como acontecem reações químicas. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

“O objetivo desta atividade é despertar o lúdico nestas crianças, é despertar talvez o pequeno cientista que nós trazemos dentro de nós mesmos, esta luz científica que a gente não quer deixar de brilhar. Hoje, a ciência é muito importante para o desenvolvimento do país. Nós queremos desenvolver o interesse nestas crianças. Que elas amanhã possam vir à Universidade e dizer ‘eu quero fazer um curso superior e quero seguir na academia’, diz o professor.

As crianças participaram de experiências sob a supervisão do professor de Química do ICA, Charles Martins Aguilar. (Fotos: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Na visita à fazenda, muitos viram de perto alguns animais pela primeira vez. Bovinos, equinos, aves e ovinos foram alguns deles. Na área dedicada às ovelhas, os alunos puderam tocar em um filhote.

Os estudantes conheceram de perto animais da fazenda. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Depois das atividades, todos se reuniram para um lancheNathan Ruas Silva, de cinco anos, resumiu o que achou do dia no campus da UFMG, “Achei tudo muito bonito. Gostei de tudo tudo”, conta o estudante.Para a diretora do Cemei, o dia vai ficar marcado na memória dos alunos e pode ser a ponte para o surgimento de futuros profissionais. “É uma oportunidade para eles conhecerem, terem esse contato e criarem uma expectativa para o futuro. Mesmo sendo crianças, não deixa de criar uma expectativa nelas. E isso é importante porque essas crianças são o nosso futuro”, afirma Adriana Mourão.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)