UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Domingo no Campus supera expectativas e movimenta UFMG em Montes Claros
08 / maio / 2023
Domingo no Campus supera expectativas e movimenta UFMG em Montes Claros

Evento reuniu cerca de 700 pessoas em atividades para todas as idades no ICA

De acordo com estimativas da organização do Domingo no Campus, o evento reuniu cerca de 700 pessoas. (Foto: Ingrid Stefany/UFMG)

Lazer, esporte, cultura, conhecimento. Quem veio ao 4º Domingo no Campus da UFMG em Montes Claros encontrou tudo isso. Nas 28 atividades distribuídas pelos gramados do Instituto de Ciências Agrárias, crianças, adultos e idosos encontraram diversão e informação em diversas áreas. A estimativa da organização do evento é de que cerca de 700 pessoas tenham passado pela Unidade Acadêmica durante o evento. “Tivemos um domingo incrível. Foi tudo super tranquilo. Nossa expectativa de público estava alta e nós superamos”, afirma a presidente da Comissão Organizadora do Evento, Maria Fernanda Lousada.

Programação Diversificada

A inclusão e a acessibilidade foram tema de uma das atividades realizadas. O Programa de Inclusão Convívio e Acolhimento do Instituto de Ciências Agrárias (PRO-ICA) proporcionou aos visitantes um pouco das experiências e desafios de pessoas com deficiência visual e cadeirantes, além de apresentarem a língua brasileira de sinais – Libras – a quem passou pelo local. A autônoma Vanessa Campos fez um passeio de olhos vendados pelo campus. Ela destacou a importância deste tipo de iniciativa. “Hoje, eu senti a coragem que as pessoas com deficiência visual têm. Tudo o que eles passam, os obstáculos, o equilíbrio que é preciso. Não imaginava que era tão difícil assim. Foi impactante, e é importante para a gente refletir”.

O PRO-ICA levou aos visitantes reflexões sobre os desafios das pessoas com deficiência no dia a dia. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

O Núcleo de Empreendedorismo Universitário (NEU) realizou a oficina de “Construção da imagem pessoal e artes para as mídias sociais”. Os participantes conheceram habilidades e conhecimentos básicos para exploração da imagem e uso de mídias sociais com ferramentas de marketing digital. A estudante do 7º período de Agronomia, Maria Laura Correia, aproveitou a oportunidade para aprimorar o conhecimento sobre o marketing digital. “Eu gostei bastante e aprendi muito aqui. Acho muito importante um evento como o Domingo no Campus para que mais pessoas conheçam o campus da UFMG em Montes Claros”, conta.

A Apubh, Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte,  trouxe duas atividades: Tenda da Saúde e Tenda Jurídica. A prefeitura de Montes Claros, trouxe informações sobre a leishmaniose por meio do Centro de Controle de Zoonoses.
Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o ICA sobre duas rodas. Ciclistas se percorreram a Unidade Acadêmica de bicicleta nos passeios da atividade “Conhecendo o Campus Pedalando”.

Grupos de ciclistas fizeram passeios pelo campus. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Foram realizadas também oficina de balões para a criançada, pintura facial. A Yogaterapia reuniu um grupo no gramado central para momentos de relaxamento e contemplação. E ainda teve muita música com Teddy Farias, grupo de choro Geraldo Paulista e Gigio e Rose.

O MúsICA no Gramado trouxe muita animação para o evento. (Foto: Ingrid Stéfany/UFMG)

Além das atividades, alguns aproveitaram para descansar com a família. Foi o caso do servidor público estadual Alfredo de Oliveira, que veio com a esposa e a filha de um ano de dez meses. “Aos finais de semana, normalmente, vamos a parques para ela ter contato com o verde. Ficamos sabendo do Domingo no Campus e decidimos mudar de ambiente. Gostamos muito de tudo, a nossa filha mais ainda. Ela está se divertindo bastante”.

Famílias se reuniram para momentos de lazer. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

A presidente da Comissão Organizadora do evento agradeceu a todos. “Um agradecimento especial a todos que diretamente ou indiretamente fizeram um esforço para termos esse dia diferente em Montes Claros e na Universidade Federal de Minas Gerais. Muito obrigada pela presença de todo mundo que veio conhecer o nosso espaço e participar das nossas atividades”, destaca a professora Maria Fernanda Lousada.

(Ana Cláudia Mendes/ Cedecom UFMG Montes Claros)