UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Domingo no campus anima campus da UFMG em Montes Claros com 25 atividades
02 / maio / 2023
Domingo no campus anima campus da UFMG em Montes Claros com 25 atividades

Comunidade do Instituto de Ciências Agrárias se reunirá no dia 7 de maio para aproveitar manhã de lazer gratuito

Apresentação musical realizada na última edição do Domingo no Campus, em 2022. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

O primeiro Domingo no campus de 2023 será realizado em Montes Claros. No dia 7 de maio, o campus do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG terá uma manhã de lazer gratuito com atrações para crianças, adultos e idosos. “Esperamos receber cerca de 500 pessoas”, estima a presidente da Comissão Organizadora do evento, professora Maria Fernanda Lousada.

Realizado no ICA desde 2018, o Domingo no campus tem o objetivo de aproximar a comunidade universitária por meio de atividades recreativas culturais e esportivas e de lazer propostas por professores, estudantes e técnico-administrativos. Vinte e cinco atividades foram propostas pela comunidade para a quarta edição do evento em Montes Claros, como gincanas, sessões de pinturas, oficina sobre comidas para animais domésticos, yoga, atividades de inclusão e coleta seletiva.

Programação

Crianças, jovens e idosos se juntaram na yogaterapia. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

MúsICA no gramado: apresentações musicais serão realizadas ao longo da programação (das 9h às 13h).

Yogaterapia: prática de yoga aliada à terapia. Inclui exercícios de respiração e de relaxamento e concentração.

Oficina de petiscos saudáveis para cães e gatos: apresentação de receitas de snacks. Ensinará a manipular ingredientes naturais para oferecê-los como petiscos para cães e gatos, demostrando suas qualidades nutricionais e efeitos na saúde dos animais.

Seu pet é o que ele come!: outra oficina sobre a alimentação de cães e gatos. Atividade fornecerá informações e jogos sobre o manejo alimentar adequado e seus efeitos na saúde e longevidade.

Conhecendo o campus pedalando: tour de bicicleta pelo campus do ICA.

Óleos essenciais: Explicação do método de extração e os benefícios dos óleos essenciais.

Pintura indígena corporal: um mergulho na cultura indígena por meio das suas pinturas corporais tradicionais.

Oficina de balões: distribuição de balões em formatos de bichos

Como você se sente?: oficina de conscientização sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

Pintura com tinta e solo: oficina de pintura com base na produção de tintas que tem o solo como matéria-prima.

Produção de carvão vegetal sustentável em fornos fornalha: visita à unidade dos fornos fornalha do ICA, com demonstração da produção de carvão vegetal com baixa emissão de gases do efeito estufa.

Exposolo: Exposição em mural de pinturas feitas com tinta de solo. Trabalhos são de autoria de participantes das edições anteriores do evento.

Oficina de Origami: atividade ensinará a aplicar a técnica de dobradura de papel.

Neutraliza: atividade destinada à neutralização do carbono gerado durante o evento.

Jogo da Memória Botânico: por meio um baralho de cartas, as crianças poderão fazer associações entre os nomes e os elementos visuais.

Pintura facial: crianças poderão escolher e/ou sugerir pinturas de sua preferência que serão feitas com tinta para pele, expressando sua criatividade.

Oficina de caldas alternativas – inseticidas naturais: atividade abordará os métodos de produção, usos e aplicações dessas caldas no cultivo de frutas e hortaliças.

Oficina de terrários e kokedamas: atividade prevê a elaboração de terrários com plantas suculentas e de kokedamas, técnica de cultivo de plantas sem vaso (elas ficam penduradas no ambiente).

O que os olhos não veem, os outros sentidos sentem: dinâmica de adivinhação, com exploração dos sentidos, que se vale de essências de diversos sabores.

Coleta seletiva no ICA e na vida!: com orientações sobre descarte e armazenamento, atividade prevê o recolhimento do lixo gerado durante o evento.

Remédios caseiros: oficina de preparo e funcionamento de remédios caseiros, como pomadas, chás e xaropes.

E no quesito investimento, você se arrisca?: dinâmica sobre tomadas de decisão em investimentos. Ao fim da atividade, o participante receberá um feedback sobre seu perfil de investidor.

Gincana da Coronel: em ritmo de brincadeira, participantes vão arrecadar alimentos não perecíveis.

Mexa-se: escalada, maratona de futsal e atividades de nós e amarrações: série de atividades físicas inclui escalada esportiva no ginásio, maratona de futsal e noções básicas de nós e amarrações.

Construção da imagem pessoal e artes para as mídias sociais: oficina destinada ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos básicos para exploração da imagem e uso de mídias sociais com ferramentas de marketing digital.

(Ana Cláudia Mendes / Cedecom UFMG Montes Claros)