UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Divulgado edital para seleção do mestrado em Sociedade, Ambiente e Território
15 / jun / 2020
Divulgado edital para seleção do mestrado em Sociedade, Ambiente e Território

Neste ano, todo o processo seletivo do curso, associado entre a UFMG e a Unimontes, será realizado online

O Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território publicou edital de seleção para candidatos à turma de 2020. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 15 de junho e 20 de julho, o processo seletivo é constituído de cinco etapas. Neste ano, todo o processo ocorrerá à distância, por meio de plataformas online. A medida é adotada excepcionalmente como prevenção em função da pandemia da Covid-19.

São oferecidas 20 vagas no edital regular e duas vagas em edital suplementar: uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência. A opção de reserva de vagas deve ser feita no ato da inscrição no processo seletivo. O curso é oferecido de forma associada entre o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Podem se inscrever aqueles que possuem título de graduação. O curso possui duas linhas de pesquisa: “Sociedade e Ambiente” e “Território e Desenvolvimento”. A estrutura curricular, os docentes que compõem o quadro do Programa e outras informações podem ser consultadas na página do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território.

A inscrição deve ser realizada por meio de preenchimento do formulário eletrônico disponível no site do curso. É necessário que toda documentação exigida no edital seja digitalizada e enviada como anexo ao formulário durante a inscrição. Para anexar os arquivos é necessário ter uma conta no Google.

A homologação do pedido de inscrição será divulgada no dia 22 de julho.

Seleção

O processo de seleção é constituído de cinco etapas: avaliação do Currículo Lattes, avaliação escrita de inglês instrumenta, avaliação escrita de conhecimentos específicos na área do mestrado, arguição de conhecimentos específicos na área do curso e na bibliografia indicada no edital; e entrevista.

As informações detalhadas, assim como a bibliografia indicada para a prova de conhecimentos específicos e a tabela de pontuação do Currículo Lattes, podem ser obtidos no edital. O documento pode ser consultado na aba “Editais”, da página do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Território.