UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Diversidade de ações integraram o ensino no campus do ICA em 2018
02 / jan / 2019
Diversidade de ações integraram o ensino no campus do ICA em 2018

Colação de grau, recepção de calouros e eventos movimentaram o ano letivo no Instituto de Ciências Agrárias

Em 2018, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG realizou a colação de grau de mais de 120 formandos. Entre os saldos do ano letivo, esteve o resultado do Enade, que apontou a melhoria no conceito do curso de Engenharia Florestal do ICA. Também foi realizada uma série de eventos que complementam o ensino dos estudantes da instituição.

A maioria dos cursos da UFMG avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2014 e 2017 melhorou seus índices, considerando-se o Conceito Enade, que é resultado do desempenho dos alunos de graduação na prova de questões de formação geral e de componentes específicos.

No Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, dois cursos foram avaliados neste período: Engenharia Florestal e Engenharia de Alimentos. A Engenharia Florestal alcançou o aumento do conceito, quando comparado com o último resultado em 2014, passando do conceito 3 para 4. A Engenharia de Alimentos manteve o conceito 3, mesmo de 2014.

O ano de 2018 também foi período de comemoração para 126 estudantes da graduação dos seis cursos da instituição – Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Engenharia Florestal -, que receberam o grau de bacharéis em solenidade de colação de grau. Setenta e oito estudantes, que concluíram os cursos no segundo semestre de 2017, tiveram a colação de grau realizada em janeiro e os outros 48 formandos, que concluíram o curso no primeiro semestre de 2018, colaram grau em julho deste ano.

Em 2018 houve a colação de grau de 126 estudantes da graduação dos seis cursos da instituição. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Perspectivas para o futuro

O ano de 2018 também foi tempo do ICA iniciar uma nova fase com o planejamento de um novo curso de Pós-graduação stricto sensu em Ciências Florestais e um novo curso de graduação de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. O mestrado já foi lançado e a licenciatura está em fase de planejamento. “Uma leitura do cenário atual nos traz apreensão. Entretanto, mantemos os ideais de crescimento de nossa Unidade, de continuar a ofertar e, por que não expandir, um ensino de qualidade, gratuito e acessível a todos”, destaca o diretor Leonardo Tuffi.

A partir deste ano letivo também passam a vigorar os novos percursos formativos consolidados nas Normas Gerais de Graduação, aprovadas em 2018 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e publicadas na íntegra na edição 2029 do Boletim UFMG.

A intenção é que os estudantes, ao combinar os próprios currículos com trechos de currículos oriundos de outras áreas, tornem-se profissionais dotados de grande variedade de competências. Reformuladas com base em amplas discussões da comunidade universitária, do início de 2015 ao final de 2017, as Normas trazem conceitos novos e consolidam outros mais abrangentes, como atividades acadêmicas curriculares, estruturas formativas, tronco comum e formação complementar, e também inovam em procedimentos, como preenchimento das vagas remanescentes.

No calendário letivo de 2019, estão reservadas datas para atividades acadêmicas complementares e também determinada para 25 de maio a Mostra das Profissões UFMG, entre outras definições.

Calouros

Na recepção de calouros, os novos estudantes da UFMG conheceram o campus e as atividades ofertadas. Fotos: Amanda Lelis/UFMG

Os novos estudantes do campus foram recebidos com uma programação especial na “Recepção de calouros 2018”. Durante dois dias de programação, entre 1 e 2 de março, os novos alunos conheceram parte das atividades desenvolvidas na universidade e do histórico da instituição.

Além de uma visita a diversas áreas do campus, os calouros participaram de oficinas práticas dos cursos e de apresentações dos projetos de pesquisa, de extensão e atividades culturais. Também foram realizadas palestras, como a sobre o Sítio de Saluzinho, realizada pela professora Flávia Galizoni e dois bolsistas do projeto.

A matriz curricular dos cursos foi apresentada junto a um bate-papo com os professores e representantes de colegiados. Além de entenderem parte do curso de graduação, os calouros também participaram de encontros para exposição de projetos de pesquisa e extensão da universidade. Durante toda a programação da Recepção de Calouros, foram planejadas atrações culturais para o acolhimento dos novos alunos.

Em abril, o ICA recebeu uma edição da série de seminários “Viver UFMG”, que apresenta aos calouros as diversas possibilidades de inserção na Universidade. As oportunidades de percurso curricular e participação nos projetos de extensão na graduação foram abordadas durante palestras pelos professores Bruno Teixeira, pró-reitor adjunto de Graduação, e por Paulo Sérgio Nascimento Lopes, do campus regional da UFMG em Montes Claros e pró-Reitor adjunto de Extensão da Universidade.

Ensino em eventos

Em 22 de março, dia em que se comemorou o Dia Mundial da Água, foi realizada uma série de palestras com foco nos desafios da gestão hídrica frente às particularidades do Norte de Minas. A contou com palestra do professor Edson de Oliveira Vieira, do ICA, e da professora Dora Veloso da Unimontes. Também houve um debate moderado pelos professores do ICA Flávio Gonçalves e Rúbia Fonseca, com a discussão dos assuntos apresentados durante o dia.

Os alunos de graduação do curso de Administração tiveram oportunidade de assistir a palestras de diferentes temas, por meio do projeto “Gestão de Quê”, que integrou o calendário de Atividades Acadêmicas Complementares do turno da noite do campus.  Foram oito atividades realizadas durante o ano letivo, com abordagens diferenciadas.

Entre os temas abordados pelos palestrantes convidados, estiveram: “A saúde mental em tempos de cólera”; os desafios da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal e profissional na atualidade; o movimento de empresas juniores no município de Montes Claros, técnicas de gestão para comunicação, relacionamento, gerenciamento e controle de conflitos; “Estado e produção de bens públicos”, entre outros.

O Mestrado Associado entre a UFMG e a Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território também realizou uma série de seminários abertos ao público. Foram realizados cerca de 15 encontros, com palestrantes convidados. Entre os temas, estiveram: o movimento geraizeiro e debate com uma liderança da região; a fronteira minerária em Minas Gerais e conflitos territoriais com as populações locais; população e demografia; a monocultura de eucalipto no Norte de Minas e os conflitos com comunidades tradicionais, entre outros assuntos.

Uma das palestras realizadas pelo mestrado em Sociedade, Ambiente e Território foi com Braulino Caetano dos Santos, liderança importante na região. Fotos: Amanda Lelis/UFMG

Semana do conhecimento

Em outubro, foi realizada a 27ª Semana do Conhecimento UFMG. Foram apresentados 315 trabalhos de pesquisa, extensão e ensino, com foco na temática central do evento, “Saberes e práticas para reduzir desigualdades”. Três trabalhos de estudantes da unidade acadêmica foram reconhecidos dentre os melhores apresentados durante o evento em Belo Horizonte.

O projeto de Iniciação Científica “As duas novas Copaifera L. para Minas Gerais”, do estudante Jonathan da Silveira, orientado pela professora Rubia Fonseca foi um dos trabalhos reconhecidos. Recebeu 1º Lugar, na área “Educação”, o projeto “Nos trilhos de Montes Claros-MG: da segregação socioespacial para a inclusão social”, do estudante Guilherme Tadeu Rodrigues, orientado pelo professor Helder dos Anjos Augusto. Em 2º Lugar, na área “Trabalho”, ficou o projeto “Práticas adequadas de tratamento da mastite bovina visando a melhoria da qualidade do leite”, da estudante Franciane Gabrielle dos Santos, orientado pela professora Anna Christina de Almeida.

Ao todo, foram apresentados, na programação local, 19 trabalhos do 8º Seminário de Iniciação Científica Júnior, por alunos do Ensino Médio; 199 trabalhos da 27ª Semana de Iniciação Científica, de alunos da graduação; 62 projetos de Extensão; e cerca de 35 trabalhos do Programa de Monitoria da Graduação (as inscrições terminam meia noite de sexta, dia 5). Além da exposição dos trabalhos, neste ano, o ICA ofereceu uma programação local da Semana do Conhecimento, que contou com palestras, oficina, minicursos e workshop.

A 7ª edição da Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais foi realizada no ginásio do ICA também em outubro. Neste ano, o tema central para os trabalhos foi “Ciência para o enfrentamento das desigualdades”. A Feira recebeu mais de 500 visitantes, entre público externo e interno da instituição, para prestigiar a exposição de projetos de alunos dos níveis fundamental, médio e técnico e superior de instituições de ensino públicas e privadas da região. Foram 20 trabalhos inscritos, entre eles, os melhor avaliados nas três categorias receberam menção honrosa.