UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Caderno de Ciências Agrárias comemora dez anos
06 / jan / 2020
Caderno de Ciências Agrárias comemora dez anos

Edição comemorativa divulga resultados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores de várias Instituições do país.

o diretor do ICA, professor Leonardo David Tuffi Santos, escreveu editorial relatando um pouco da trajetória do periódico. Foto: Amanda Lelis/UFMG

O Caderno de Ciências Agrárias é um periódico do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Montes Claros, publicado desde o ano de 2009, com ISSN-1984-6738. Com dez anos de história, comemora-se o seu belo e nobre trabalho realizado em prol da Ciência e da divulgação científica.

Ao ser instituído, o periódico possuía maior viés Extensionista, com trabalhos voltados aos problemas regionais das Ciências Agrárias no Norte de Minas Gerais. Com o passar dos anos, são nítidas suas mudanças, sobretudo, quanto à ampliação da produção científica publicada, da sua divulgação nas bases de dados e do alcance dos artigos. Porém, apesar de tais modificações, o Caderno de Ciências Agrárias manteve o acesso aberto e a publicação de trabalhos de interesse regional, permanecendo, portanto, fiel à sua origem.

O Corpo Editorial do Caderno de Ciências Agrárias, com apoio da Diretoria de Produção Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG, tem trabalhado intensamente com o objetivo de aumentar a visibilidade, a inclusão em novas bases de indexadores e a melhoria do impacto do periódico.

Os esforços do Caderno de Ciências Agrárias em aprimorar a qualidade e o alcance das suas publicações vinculam-se a uma necessidade global de criar pontes entre a Ciência e a sociedade. Os incrementos na produção científica observados nos últimos anos precisam ser acompanhados de uma comunicação eficiente, para além do meio acadêmico.

Levar a informação científica para um público leigo pode desempenhar importante papel na divulgação científica e na valorização da Ciência. Para a academia, essa ação pode vir a despertar o interesse dos jovens pela Ciência e significar a semente para formação de futuros profissionais.

A comunicação facilitada com um público leigo expande a rede de contato dos grupos de pesquisa e incentiva a transdisciplinaridade, tão desejada na Ciência atual, por levar a informação para especialistas de outras áreas do conhecimento. Os desafios da divulgação científica, negligenciados pela maioria dos pesquisadores, transcendem o publicar do artigo. É necessário tornar o conhecimento útil e acessível à sociedade, exigindo dos periódicos e dos pesquisadores um esforço também no pós-publicação e por vias não formais.

As inúmeras mudanças e os desafios da ciência Brasileira fizeram parte dos dez anos de história do Caderno de Ciências Agrárias e devem nortear o seu futuro. Tal História também se entrelaça com a da nossa Instituição e se junta a sua missão fundacional, de ser um espaço de produção e disseminação de conhecimento, bem como de formação de cidadãos dotados de espírito crítico e comprometidos com a sociedade.

[Professor Leonardo David Tuffi Santos, Diretor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG]

Este texto foi publicado como o editorial da edição comemorativa de dez anos do Caderno de Ciências Agrárias. Veja, na íntegra, a edição v,11 de 2019 no site do periódico.